Portraits futés – Christophe Paredes
26 juillet 2018
Piloto luso-descendente na final do Championnat de France Des Circuits GT4.
26 juillet 2018

Portraits futés – Isabelle Mesquita

Trajetória e Conceito de Design

Bem, eu sou uma jovem sonhadora e devido a isso encontro forças para realizar meus projetos, que não é nada fácil. Em termos acadêmicos, sou Bacharel em Moda (Rio de Janeiro, 2013); após receber meu diploma fui morar na Nova Zelândia e lá realizei um curso de especialização em Tecidos (Auckland, 2014); depois de realizar alguns trabalhos e projetos por lá, fui selecionada para uma bolsa de estudos em um curso de mestrado em Gestão de Moda e Luxo aqui em Paris, cujo concluí em 2017.

No âmbito profissional, iniciei minhas atividades de moda e design entre 2012-2013 na cidade do Rio de Janeiro. Junto com um sócio e amigo, criamos uma marca de bolsas e desenvolvíamos a nossa produção artesanal e exclusiva. Nesse momento já comecei a pensar a produção responsável, uma vez que utilizávamos materiais descartados por outras grandes marcas de moda da cidade. Em 2015, comecei a produção de camisetas com a pintura manual para arrecadar dinheiro para chegar em Paris. Foi um sucesso em várias partes do mundo, amigos e desconhecidos contribuíram para a realização de um sonho.

Em Paris, fui selecionada para uma residência artística de seis meses (2017), em uma grande galeria de arte contemporânea que reúne artistas, da França e do exterior, com trabalhos e técnicas super elaboradas e precisas. Foi ótimo para o meu aprendizado e experiência.

Durante esse percurso 2014-2018, conquistei prêmios, menções honrosas e reconhecimento pelo meu trabalho e contribuição com pesquisas em moda responsável e ética, além de projetos de negócios de moda e iniciativas criativas.

 

EcoStyle e seu Impacto nos Clientes

Eu tento produzir com ética responsabilidade socioambiental. Sei que há, ainda, muitos desafios para a indústria de moda, principalmente as matérias-primas, mas em meu pequeno espaço de criação tento fazer com que minhas ideias se tornem um produto justo e ético.

As técnicas de Reparar, Refazer, Recriar e Reutilizar são fundamentais em meu processo criativo. E isso impacta no comportamento de consumo dos clientes, porque eles acabam surgindo com suas roupas me perguntando se eu posso reparar, fazer uma arte e tornar a roupa Reusável e “Renovada”.

 

A língua Portuguesa

A minha língua materna é o português e ele está comigo todos os dias, porque é o idioma que utilizo para me comunicar com a minha família e meus amigos brasileiros. Quando vou escrever um texto, sempre escrevo com a minha língua nativa. É nela que encontro o meu refúgio para me expressar de maneira livre e bem-humorada.

Sabe, depois um tempo na França fui apresentar um artigo em Portugal, e quando fui aos supermercados e o operador do caixa me olhou e disse bom dia, foi maravilhoso escutar a minha língua em um estabelecimento comercial na Europa, depois de um tempo ouvindo bonjour. Mas enfim, eu estava em Portugal.

 

A Produção

A minha produção é manual, lenta e artística. É a minha expressão, é como eu vejo a vida. Retrato o que vejo no cotidiano em pequenas obras de arte, é a Reinvenção dos meus momentos.

 

A mensagem aos Leitores

Aos leitores do CM, convido a conhecerem meu trabalho pelas redes sociais ou visitar alguma exposição em que eu esteja fazendo parte. Só ficar ligado nas redes que sempre estou participando de algum evento. Será um prazer compartilhar as minhas ideias e ouvir, também, de vocês. Vamos Repartir o pão!

E antes de mais nada, sonhe, mas sonhe muito e nunca desista do que você realmente acredita que seja bom para você. É por esse caminho que devemos ir para conseguirmos chegar onde queremos, é a resistência. É a sílaba RE que muda tudo. Repense!

Florence Oliveira