Nove filmes portugueses e em coprodução integram festival de cinema de Viena
25 octobre 2018
Gagne 1 600€ avec les bourses Cap Magellan – Império 2018 – Derniers jours!
29 octobre 2018

A Queima das fitas regressou a Paris

A Queima, festa de estudantes organizada desde 2013 anualmente pela Cap Magellan, regressou a Paris no dia 20 de Outubro. Este ano, a festa chamava-se “#QueimaDesMaisons” como homenagem à série “Harry Potter”. De facto, a escritora da saga inspirou-se das capas dos estudantes portugueses para o uniforme na escola dos bruxos.

Foram então criadas 4 casas baseadas em 4 faculdades portuguesas : Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra. Os estudantes tinham a possibilidade de fazer um teste de personalidade para saber a qual casa pertenciam. O evento decorreu no bar “L’Ecurie” ao pé do Panthéon, em Paris. A noite da Queima contou com animações musicais, concursos, alegria e muito calor! A festa começou às 19h, com a chegada dos primeiros jovens que iam recuperando as pulseiras coloridas e brilhantes, disponibilizadas pela associação, os diplomas simbólicos ligados à “luso-magia” e começavam a inscrever-se nos sorteios da Cap Magellan e do Banque BCP, parceiro do evento, para ganharem prémios durante à noite.

Os sons do Dj EPA começaram a preencher a sala e começaram também a circular os primeiros passos de dança tímidos, as primeiras fotografias e os primeiros brindes da noite. No final da atuação da Tuna universitária de Aveiro, realizou-se o sorteio das dez capas académicas com os tunos a entregar as capas às pessoas nomeadas, colocando-as uma a uma sobre os ombros dos vencedores, oficializando assim a entrada no espírito académico da Queima. No final da atribuição das dez capas negras, a música continuou com o Dj EPA, que misturava sons latinos, sons atuais e os clássicos inconfundíveis da música portuguesa que fizeram vibrar e cantar os jovens estudantes presentes.

Perto das 22h chegou a hora da tão esperada da revelação dos vencedores do sorteio do parceiro Banque BCP que deu aos jovens a possibilidade de ganhar uma coluna bose, auscultadores sem fio Beats e um Ipad mini 4 de 128G. Após umas curtas palavras pronunciadas pelo parceiro oficial, chegou a hora de distribuir os brindes às vencedoras do concurso, que deixaram três jovens felizardas bastante contentes.

A música continuou, toda a gente dançava e cantava, foram lançadas t-shirts da entidade parceira Super Bock e distribuídos brindes ao longo da noite. Às 23h, horário do final da Queima, os estudantes receberam um saco Banque BCP com brindes de todos os parceiros.

Este ano, tivemos uma Queima calorosa, animada e bem estudantil, com bastantes brindes à mistura deixando nos jovens um gostinho de ‘quero mais’. Para todos aqueles que não tiveram a oportunidade de participar neste evento, marcamos encontro para o próximo ano!

Estejam atentos

Não podemos deixar de mencionar que este evento não teria sido possível sem o apoio dos nossos parceiros:

Banque BCP, TAP Portugal, Super Bock, Água das Pedras, Sumol, Coordination des Collectivités Portugaises de France,Região de Aveiro, TUA (Tuna Universitária d’Aveiro), DGCCP, Instituto Português da Juventude e do Desporto, SEJD, juventude.gov.pt, L’Ecurie, Carte Jeunes Européenne – Association IJD France.

A eles um grande obrigada!!

Joana Alves
capmag@capmagellan.org
Foto : Lurdes Abreu

Hits: 82