Cinema : Entrevista com Diego Avelino
5 juin 2019
Universidade Católica, bufas e Neto de Moura: à conversa com Ricardo Araújo Pereira
7 juin 2019

Calema inunda o Olympia !

Dia 7 de maio, os irmãos António e Fradique Mendes Ferreira, originários de São Tomé e Príncipe, concretizaram mais um sonho atuando no mítico Olympia, a mais antiga sala de espetáculos musicais de Paris. Foi inaugurada no dia 12 de abril de 1893. Por ela já passaram grandes nomes da música francesa, tais como a famosa Edith Piaf ou estrelas internacionais como Louis Armstrong, The Beatles, Tina Turner, Céline Dion, contando ainda com as estrelas lendárias da música rock The Rolling Stones.

 

Sendo assim, os Calema tornaram-se nessa noite um duo de prestígio, provocando uma vaga de emoções e preenchendo de alegria as almas parisienses.

O concerto contou com a participação inesperada de vários artistas, tal como Ben Pedrosa e Ana Guerreiro, que formam o célebre duo de dança de Kizomba e danças afro-latinas mais visionado do YouTube. Os bailarinos dançaram, fazendo vibrar o público, sobre o remix de Lady Kaylani by DJ Loweloda, da música Trône do Booba.

 

A sala do Olympia teve igualmente a honra de acolher a artista portuguesa Soraia Ramos, de origem cabo-verdiana, que fez uma entrada flagrante no palco cantando “Agora Penso Por Mim”. A cantora seguiu com as músicas “Meu Marido”e “Não Dá Ah Ah”. Agradeceu a oportunidade de cantar na vila luminosa de Paris, anunciando  assim a entrada dos Calema para o palco. Os irmãos  fizeram uma entrada luminosa com a musica “Ciúme” do álbum A.N.V. Este duo fraterno soube transmitir amor no Olympia e fazer viajar o seu público com as suas músicas. Nessa noite, ouvimos a música “A dois” que eles compuseram para o Festival da Canção, e em seguida as músicas “A Nossa Vez”, “Tudo por amor”, “Bomu Kêlê”, “Regras” e “Vai”. Cantaram também as duas versões de “Sombra” – em português e em francês.

 

Os irmãos partilharam com o público a sua história com a França, para onde tiveram que se mudar em 2011, para irem ter com seus pais que viviam em Paris, e onde moram até hoje. Descreveram os seus passos iniciais enquanto artistas que atuavam em salões de chocolate, e falaram da emissão do The Voice, à qual participaram em 2013. O duo deu assim o privilégio de uma partilha íntima do seu percurso com o público parisiense, para que as pessoas sentissem e percebessem as suas músicas de forma mais real e próxima.

 

No palco, também receberam o cantor Anthony Touma, o amigo dos irmãos de origem libanesa, que o jovens conheceram na emissão The Voice em 2013. Animaram a noite cantando juntos a música “Mama ê”. Por sua vez, a cantora brasileira Kataleya juntou-se ao lado dos irmãos interpretando a música “Tudo Por Amor”.

 

O concerto foi cheio de surpresas do início ao fim, dando ao público a oportunidade de verem vários artistas ao vivo.

 

Durante o concerto, o público teve também o privilégio de estar na companhia das personagens “Ro et Cut”. Eles encontram-se em Paris até dia 30 de junho, na sala do Happy Comédie Saint Martin, para uma paródia sobre os clichês ligados a Portugal. Esta aparição despertou imensos risos pela sala.

 

Os Calema conseguiram “incendiar” a sala inteira até o último segundo, incentivando o público a participar e a cantar em conjunto. O público, por sua vez, foi extremamente recetivo.

 

Os irmãos cantaram as suas músicas fazendo vibrar a sala com um ambiente festivo, digno de São Tomé e Príncipe. Chamando todos os convidados ao palco para cantar a música “Faz o Verão chegar“, espalharam uma nostalgia de praia, sol, mar. Saudade, como se diz no nosso lindo português.

 

Pode-se dizer com certeza que os Calema transportaram o Olympia para uma época de verão escaldante.

 

Inês Rodrigues
capmag@capmagellan.org

Hits: 21