10ª edição dos Gay Games em Paris com delegação portuguesa
27 mai 2018
Lúcia de Carvalho nous présente Kuzola
4 juin 2018

De Lisboa a Moscovo…um sonho por cumprir!

Arranca a 14 de Junho o Mundial de Futebol 2018, competição que procura encontrar o sucessor da Alemanha, vencedora da prova em 2014 (campeonato disputado no Brasil). Apesar das fortes medidas de segurança, são esperados milhares de adeptos no Mundial, sendo a prova disputada em 11 cidades da Rússia, a saber:  Moscovo, com dois estádios disponíveis; Ecaterimburgo; Kaliningrado; Kazan; Nníni Novgorod; Rostov; São Petersburgo; Samara; Saransk; Sochi, cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e Volvogrado.

O jogo inaugural irá opor a seleção da casa, a Rússia, frente à Arábia Saudita, sendo que a final será disputada a 15 de julho. Depois de uma época intensa, já com todos os campeonatos nacionais terminados e com as provas europeias a consagrar os novos reis da Europa, importa saber quem estará em forma para disputar um tão longo campeonato, agora reconfigurado com 32 seleções.

A seleção nacional, campeã europeia em título, assume-se como um dos “outsiders” da competição. Se é certo que não granjeia o favoritismo de seleções como a Alemanha, o Brasil ou a Espanha, não é menos evidente que uma prova destas dimensões e disputada em fases a eliminar provoca inúmeras surpresas. A primeira reside num conjunto de ausências de renome: a Itália e a Holanda ficaram de fora do lote de seleções apuradas, depois da eliminação na fase de grupos europeia. Considerando a fase de qualificação, a atual detentora do troféu (Alemanha), o Brasil e a Espanha assumem-se como os principais favoritos à vitória, no entanto, é possível contar com potenciais vencedores como Portugal, a Bélgica ou a Argentina.

Portugal fará a sua estreia no Mundial no dia 15 de Junho na cidade de Sochi, frente à Espanha, num jogo que pode começar a ditar o futuro da seleção das quinas na competição, em virtude da elevada competitividade associada à fase de grupos. Nesta fase da competição Portugal irá defrontar igualmente no grupo B a seleção de Marrocos, a 20 de Junho em Moscovo e a seleção do Irão, orientada por Carlos Queiroz, a 25 de Junho em Saransk.

Para esta competição, o selecionador nacional, Fernando Santos, efetuou algumas alterações na convocatório dos jogadores face ao Europeu disputado em França. O herói de Paris, Éder, é uma das ausências mais marcantes. Os 23 eleitos por Fernando Santos e que irão defender as cores nacionais em solo russo são: Anthony Lopes, Beto e Rui Patrício (guarda-redes); Bruno Alves, Cédric Soares, José Fonte, Mário Rui, Pepe, Raphael Guerreiro, Ricardo Pereira e Rúben Dias. (defesas); Adrien Silva, Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho, Manuel Fernandes e William Carvalho (médios) e André Silva, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Gelson Martins, Gonçalo Guedes e Ricardo Quaresma (avançados).

Poderá esta seleção bater o 3º lugar alcançado no Mundial de 1966 e conquistar o sonho de uma nação?

Bruno Costa
Fonte: www.fpf.pt

 

Agenda

Jogos Amistosos

2 de junho
Bélgica / Portugal

7 de junho
Portugal / Argélia

Mundial de Futebol

Grupo B
15 de Junho
Portugal / Espanha

20 de Junho
Portugal / Marrocos

25 de Junho
Irão / Portugal

OITAVOS-de-final
30 de junho – 3 de Julho às 16h e 20h

Quartos-de-final
6 e 7 de Julho às 16h e 20h

Meia-Final
10 e 11 de Julho às 20h
Jogo para o terceiro lugar
14 de Julho às 16h

Final
15 de Julho às 17h

Fútebol feminino
Qualificações Copa do Mundo feminino

8 de junho
Itália / Portugal

12 de junho
Roménia / Portugal