Comment puis-je voter aux élections européennes?
14 mars 2019
Les Elections Européennes vues par un collégien de 14 ans
15 mars 2019

Os Descobrimentos de Portugal vistos por um aluno de 14 anos

Portugal possui uma enorme costa marítima localizada de norte a sul, o que ocasionou a ambição e a aptidão para desenvolver conhecimentos náuticos altamente avançados para a época. Os navegadores começaram a navegar pelo mar para ir ao encontro de novas populações mas sobretudo para obter alimentos e rendimentos para melhorar a vida no país e só o mar oferecia essas alternativas.

O rei da época, D.Dinis, começou a interessar-se pelo comércio marítimo externo porque a produção agrícola e marítima era insuficiente e isso vai conduzir à expansão portuguesa e europeia durante os séculos XV e XVI. Os Portugueses, como os Espanhóis, desejavam encontrar um novo caminho para as Índias porque eles viram que os Italianos dominavam o canal de transporte de mercadorias vindas do oriente. Contudo, esta tarefa era muito complicada.

A tomada de Constantinopla pelos Otomanos em 1453 resultou na redução das trocas comerciais no Mediterrâneo de Génova e Veneza. Então a procura de uma rota comercial ficava muito interessante e podia ser recompensadora. De facto, o país que encontraria esta rota comercial iria ligar diretamente as regiões da Europa às regiões produtoras de especiarias. A necessidade de “conquistar terras” foi um outro fator que estimulou os países europeus e para isso precisavam de matérias-primas, metais preciosos e produtos que não se encontravam na Europa.Para além disso, não eram só os navegadores ou os reis que estavam interessados,mas também a Igreja católica, pois significava para ela novos fiéis.

 

Portugal presicava de expandir o seu território, o conhecimento dos instrumentos náuticos da época pelos Portugueses como o astrolábio e a bússola entre outros e o avanço português na construção naval favorecia Portugal, país mais avançado neste domínio. O Governo português recebia um número significativo de capitais pela Nobreza e pelo Clero. Estes dois grupos eram muito interessados pelos lucros que este negócio poderia gerar.

A conquista portuguesa que marcou o início da sua expansão foi a conquista de Ceuta em 1415, o primeiro grande passo português fora da zona europeia. A posição geográfica podia servir como base naval para Portugal e como apoio à navegação entre a Península Itálica e Portugal, o que permitia reprimir a pirataria dos Mouros nas costas do Atlântico. A conquista deste espaço tournou-se apetecível e os Portugueses decidiram conquistar Tânger mas este episódio foi um desastre por causa da derrota portuguesa em 1437. Depois deste episódio, houve várias expedições com o Infante D.Henrique que deram lugar ao redescobrimento da Madeira, a uma expedição às Canárias em 1424 e o descobrimento dos Açores.

Com a morte do Infante D.Henrique em 1460, as navegações portuguesas ficaram suspensas e apenas em 1493, com uma expedição liderada por Bartolomeu Dias, foi descoberta a região onde hoje se encontra a cidade do Cabo, na África do Sul. Quando Cristóvão Colombo chega à América, houve de seguida a criação de três bulas papais, cujo nome é “as Bulas Alexandrinas”, que concedia ao reino espanhol o domínio destas terras mas D.João II consegue uma regonegoçiação entre os dois Estados, sem a intervenção do Papa. Esta regonegociação levou ao Tratado de Tordesilhas, em 1494, que divide o Mundo em duas áreas de exploração: a portuguesa e a espanhola definindo o “mare clausum”. O “ mare clausum”divide o Mundo em função de um semimeridiano que deveria passar a 370 léguas de Cabo Verde.

A 8 de Julho de 1497 é formada uma armada chefiada por Vasco de Gama. A armada vai começar uma expedição composta por três embarcações e a 9 de Maio de 1498, a armada chega a Calecute e Portugal pode assim disfrutar do comércio direto com o Oriente. Em 1500, parte uma segunda expedição para a Índia liderda por Pedro Álvares Cabral que é também composta por três embarcações e durante esta expedição ele desvia-se da rota e em Abril de 1500 chega por acaso a uma terra chamada Vera Cruz, mais tarde Brasil. Portugal abria assim novas rotas comerciais.

Finalmente, estes Descobrimentos só foram possíveis devido ao fim das guerras com Castela e promoveram a língua Portuguesa em vários continentes, é por isso que hoje o português é uma das línguas mais faladas no Mundo e Portugal obteve grande poder económico e político, graças à dominação das rotas e à expansão do seu território.

Esteban Gaillard- 14 anos
Aluno do Collège International de Saint-Germain-en-Laye

Hits: 39