Coup de pouce pour les étudiants !
11 septembre 2019
“Sécur’été 2019 : Verão em Portugal” sensibilisa automobilistas desde 2003
13 septembre 2019

Encontro Europeu de Jovens em Terras de Trás-os-Montes

A Cap Magellan, principal associação de jovens lusodescendentes em França, organizou um Encontro Europeu de Jovens Lusodescendantes intitulado “Better Together! para uma empregabilidade dos Jovens na Europa” que teve lugar na cidade de Bragança (região da CIM de Terras de Trás-os-Montes) de dia 10 a 14 de agosto de 2019.

O projeto ocorreu em torno de um encontro europeu de jovens e animadores de juventude em Portugal durante 4 dias. Através deste encontro, foi oferecida uma formação aos atores de juventude e jovens presentes, que vieram de vários países europeus e de várias nacionalidades como: Perú, França, Portugal, Brasil, Letónia, Alemanha e Áustria, e que fazem agora parte de uma rede estabelecida durante o evento.

No que diz respeito às formações, no primeiro dia do evento, após a cerimónia de abertura os participantes tiveram acesso ao atelier “Youth Work”; onde houve uma partilha de experiências profissionais e pessoais. Foram também discutidas temáticas de como ser um líder e se fazer respeitar enquanto jovem, educação formal, não formal e informal e por fim um balanço da discussão e um breve resumo sobre a mesma. No domingo, segundo dia, o tema foi o emprego e interculturalidade e dividiu-se em três ateliers, “A Europa: uma porta de entrada para o mercado de trabalho.”, onde foi abordado o tema o programa Erasmus+ e que oportunidades e estágios este pode oferecer. De seguida, “Valorização das competências interculturais na procura de emprego associativo”; onde se colocou em foco o que é uma associação e quais os tipos de associações que existem bem como a importância destas na sociedade.

Por fim, “ Estágios internacionais: experiências valorizadas, competências integradas”, foi uma formação de carácter interativo: a formadora deu a conhecer os diferentes cursos do Instituto Politécnico de Bragança e pediu que os participantes fefletissem sobre os mesmos e que dessem a sua opiniãao sobre que vantagens, sendo alunos de um dos cursos, teriam indo fazer um estágio fora do país. Segunda-feira, terceiro dia a temática central foi o empreendedorismo na Europa-perspetivas e iniciativas para jovens, tendo sido criadas duas formações para o efeito: “ Crie a sua Start Up”, os participantes tiveram uma introdução do que é um plano de negócios e de qual a diferença entre Start Up e uma empresa, de seguida foram desafiados a criar a sua própria Start Up.

A decorrer em paralelo estava “A três passos do meu negócio”, onde os participantes, após uma introdução ao tema, foram também desafiados a criar um produto inovador e fazer a sua apresentação em formato “Shark Tank”.

Por fim no quarto dia o tema foi a valorização das competências sociais, cívicas e pessoais na procura de emprego. O primeiro atelier; intitulado, “Ganhar auto-estima” foi proposto aos participantes que fizessem uma simulação de um tribunal, onde se dividiram em dois grupos, um de defesa e outro de acusação, tendo como objetivo o desenvolvimento e a capacidade de argumentação.

De seguida, o atelier “Emplay-Ferramentas para trabalhar, competências de empregabilidade”, foi também de carácter interativo, onde os participantes tiveram de escolher uma profissão que gostariam de ter e falar sobre ela. Por último a formação: “ A minha formação académica é o mais importante para arranjar emprego?”, a formadora apresentou a sua empresa, falou um pouco de como as motivações pessoais são importantes no que diz respeito à procura de emprego e como utilizá-las.

As formações ocorreram no período da manhã, para que os participantes tivessem espaço para momentos mais lúdicos, tal como eventos festivos e visitas regionais. Com a ajuda de CIM-TTM foi possível visitar os municípios pertencentes: Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro, Mougadouro, Bragança, Alfândega de Fé e Vila Flôr.

 

Vitória Calado
capmag@capmagellan.org

Hits: 40