Mondial-2018: le Portugal avec l’Espagne dans le groupe B pour un match choc
1 décembre 2017
Guedes, la saison de l’éclosion
4 décembre 2017

Espírito Santo: onde a meditação vive no meio da cidade

Está frio, já estamos na estação branca: o inverno. Esta época que para nós representa a neve, as lojas enfeitadas com as cores do Natal, não é a mesma imagem em todo o lado. E para sairmos deste frio, vamos para um sítio muito especial: Espírito Santo.

 

Esta cidade, mas também Estado do Brasil, está localizada no nordeste do país e tem como capital, Vitória. Assim, o Natal cheira mais a praia, calor e caipirinha, não é? Vamos então começar esta viagem linda. Para começar e como já devem ter adivinhado, vamos descobrir os lindos monumentos que podemos encontrar como os dois conventos conhecidos: o Convento Nossa Senhora da Penha e o Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo. O convento Nossa Senhora da Penha oferece uma vista maravilhosa e panorâmica da cidade por se encontrar num alto. Podem fazer a caminhada a pé ou de carro até lá em cima e claro podem apreciar o monumento histórico e assistir às missas que ainda são dadas lá.

 

Também muito lindo de visitar é o  Palácio anchieta que é um monumento central da história de Espírito Santo. O Palócio ainda é usado hoje em dia pelo governador e até podem usufrir das visitas guiadas de graça. Este monumento está muito bem restaurado e contém muitas obras de arte interessantes de ver. Podem além dos monumentos, podem também visitar museus como o Museu Vale onde podem ver dois antigos comboios históricos. Podem tirar fotografias muito lindas nesse local por estar localizado numa área que oferece uma bonita vista. E trata-se de um sítio que oferece várias vezes no ano exposições interessantes !

 

E para os que gostam da natureza, o que Espírito Santo pode ter de engraçado para ver e fazer? Sítios ao ar livre não faltam obviamente. Para já, temos várias praias como a praia da Costa, a praia Itaunas ou até a praia Bacutia. São praias muito lindas com uma limpeza muito bem assegurada. Cuidado com as ondas que conforme a época e a hora, podem tornar-se fortes. Também podem aproveitar o sol e ir dar uma caminhada ao Parque Estadual da Pedra Azul; lindo nome, não é? Esse parque é mesmo muito lindo, e a Pedra, estrela do parque que é grandiosa vê-se de bem longe. Convém fazer as trilhas acompanhado por um guia, par não correr riscos de se perder. E no fim, podem apreciar as piscinas naturais, mas cuidado com os que têm medo da água fria! Também podem visitar o Mosteiro Zen Morro da Vargem, que é muito aconselhádo, com uma mata atlântica muito bem preservada e claro com a famosa estátua do Buda. Trata-se de um sítio muito silencioso apesar de estar próximo da cidade, mas isso oferece uma possibilidade de descansar e também de se relaxar. Nesse mosteiro, podem também usufrir de aulas de meditação; devem é obrigatoriamente retirar os sapatos antes de entrar nos locais, por isso convém ir de chinelos ou de sapatilhas sem meias.

 

Depois de tantas voltas e caminhadas, é obvio que o apetite começa a apertar! Vamos então ver o que Espírito Santo nos oferece ao nível culinário. A maior parte dos ingredientes vem do mar e da cultura diversa desta região que se nota também na sua gastronomia. É por isso que se come muito peixe ! Em Espírito Santo, podemos comer a Torta de Capixaba que é uma fritada de frutos do mar muito conhecida, e com isso também a Moqueca capixaba ou até a Muma de siri que é um prato de crustáceos. Os gulosos podem comer coisas muito deliciosas como o Lelê que é um doce de milho, o Picolé de abóbora com coco muitas vezes feito na forma de gelado ou até a tora de coco gaeta. Ou seja, de maneira simples, vão adorar saborear essas tradições culinárias com os pés na araia a apanhar sol !

E claro Espírito Santo é acessivel através da Tap Portugal!

 

“Este Estado de alma brasileira
Onde vivia Aimores e goitacas
E no interior os botocudos
Cujo convite para jantar”

Cassio Lopes

 

Carole Ferreira
Capmag@capmagellan.org