Chargement Évènements

« Tous les Évènements

Exposição « Era uma vez a ciência » na Cité des Sciences et de l’Industrie

1 décembre 2017 - 18 décembre 2018

A PARTIR DE 3 OUTUBRO 
Cité des Sciences et de l’Industrie 
30, avenue Corentin Cariou
– 75019 Paris –

A ciência encontra-se por toda a parte e em cada um dos nossos atos: dormir é um ato científico, porque não renovamos as nossas energias como também todo o processo biológico que implica, lavar as mãos é um ato higiénico e científico, pois permite evitar uma rápida propagação de micróbios. Para além desses atos básicos, existem muitos mais que também implicam ciência. As perguntas são: quais? Em que área(s)? A resposta é simples: os contos de fadas. Sim. Esta resposta não é uma mera mentira à Pinóquio ou ainda uma armadilha digna do lobo mau do Capuchinho vermelho. Não, esta resposta tem fundamentos e explicações lógicas (e comprovadas).

Esta é uma iniciativa do Pavilhão do Conhecimento de Lisboa em parceria com a Cité des Sciences et de l’Industrie de Paris. Esta exposição, concebida na sua íntegra pelo Pavilhão do Conhecimento, teve lugar anteriormente nesse espaço em 2013. Il était une fois…la science será exibida na Cité des Sciences de 03 de outubro de 2017 a 18 de novembro de 2018.

Esta exposição interativa de ciência e tecnologia, baseada em 10 contos de fadas, explora fenômenos e conceitos das ciências naturais como a física, a química, a matemática, a geologia e a biologia, mas também das ciências sociais e de outras áreas do saber. As perguntas que surgem neste percurso são variadas: será que é possível construir uma casa de palha que resista ao sopro do lobo? Será que existe uma máquina que possa desmascarar as mentiras do Pinóquio? Será que a Branca de Neve sofria de um grande problema de despigmentação? Será que o João poderia ter uma pegada maior que a do gigante? Porque afinal o lobo tem uma boca tão grande?

As respostas vão surgindo durante o percurso através das 33 experiências interativas postas à disposição do visitante. Graças ao vídeo «Le grand méchant loup», a biologia do lobo, nomeadamente os seus cinco sentidos, já não é um segredo, pois todo o seu funcionamento é-nos revelado. Para além da «moralidade» científica, certas experiências tais como «La caméra menteuse» nos brindam uma lição de vida: quando alguém nos mente, não podemos desmascarar a pessoa naquele mesmo instante, pois contrariamente ao Pinóquio, não lhe cresce o nariz.

Aprender divertindo-se ao mesmo tempo é o principal objetivo desta exposição. Alegre, divertida e irreverente, com um sentido de humor que agrada tanto às crianças como aos adultos, esta exposição dirige-se a todos os níveis de ensino. Para o público adulto, esta é a ocasião idónea de (re)ver os contos de fadas e de voltar à infância com essa viagem no tempo. Era uma vez…a ciência dos contos!

 

Informações práticas

12 € Tarifa plena
9 € Tarifa reduzida

 

Por Patricia Cabeço

Mais informação: 

Pavilhão do Conhecimento de Lisboa 

Cité des Sciences et de l’Industrie 

 

Détails

Début :
1 décembre
Fin :
18 décembre 2018
Catégories d’Évènement:
,

Lieu

Cité des Sciences et de l’Industrie
30, avenue Corentin Cariou
Paris, 75019 France
+ Google Map