Lançamento da campanha de segurança rodoviária « Sécur’été 2019 – Verão Em Portugal »
18 juillet 2019
« Sécur’été 2019 », avec Malato et 2 jeunes pilotes professionnels de karting : Prêt, feu, go, Soufflez !
18 juillet 2019

Leiria, uma cidade que nos fica na memória

Ao aproximar-se de Leiria, o visitante é desde logo surpreendido por uma imagem assombrosa. Leiria ergue-se aos pés do seu castelo, imponente e majestoso, que desde logo nos remete para o passado de gentes que tiveram arte e engenho para construir um monumento que nos orgulha e que nos recorda o passado que herdámos.

 

Chegado à cidade, o visitante é recebido por uma cidade alegre, a fervilhar de juventude e vida, e rapidamente se perde por ruas, ruelas, praças e esplanadas, num ritmo apressado, para apreciar as boas coisas da vida.

E uma dessas boas coisas é a saborosa gastronomia. À nossa mesa vai o melhor de dois mundos. Das brisas do Lis à morcela de arroz, das migas ao chícharo ou da sardinha ao cabrito, existe uma inesgotável variedade de pratos que nos propõem uma viagem à tradição gastronómica dos nossos homens do mar e das gentes que trabalham a terra.

Retemperados e com energia, é hora de começar a subida ao castelo. Não há pressa, que a encosta é íngreme e o visitante deve guardar o fôlego para o momento em que chegar ao palácio real. É que dali a vista da cidade é de perder a respiração.

Na descida, há um mimo à sua espera. O museu da imagem em movimento convida-o a uma viagem ao encantador mundo da sétima arte.

 

Mas se ao invés da ficção preferir a vida real, então siga rumo ao Museu de Leiria. É ali que contamos a nossa história. Uma história que nos leva ao encontro do Menino do Lapedo, num espaço que nos apresenta o legado de sucessivas gerações que transformaram a nossa paisagem e inventaram Leiria tal como hoje ela é.

 

Uma Leiria que conheceu várias civilizações e vários credos, a que prestamos jus no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, onde valorizamos a presença, ao longo dos séculos, de três importantes religiões em Leiria: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.

O Moinho do Papel, o Agromuseu Municipal D. Julinha, e o Museu Escolar dos Marrazes completam um roteiro de um concelho que aposta cada vez mais na cultura como marca diferenciadora.

Depois da visita à cidade, o convite é partir à descoberta das freguesias e aldeias, onde temos para oferecer tradição, qualidade de vida e uma gastronomia de excelente qualidade.

Num roteiro pelo concelho é obrigatório visitar a praia do Pedrógão, que apresenta um triplo reconhecimento da qualidade, com as Bandeiras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. Esta praia oferece um extenso areal, os benefícios do iodo, a Arte Xávega e sossego aos banhistas.

Eventos a não perder
  • De 18 a 21 de julho, a cidade faz uma fantástica viagem no tempo, com mais uma edição do Leiria Medieval.
  • De 29 a 31 de agosto, realiza-se a 10.ª edição do Extramuralhas, um festival gótico que oferece uma atmosfera única à cidade.
Pés na areia

Durante o verão, na praia do Pedrógão, os visitantes são recebidos por uma onda de atividades que animam a única praia do concelho durante a época balnear.

O Carnaval de Verão, Festival da Sardinha, Arena do Desporto ou Biblioteca de Praia são apenas alguns dos argumentos que temos para o convencer que a praia do Pedrógão é muito mais do que sol e mar.

 

Ruben Dias Oliveira
capmag@capmagellan.org

Hits: 22