Stéphane de Freitas lance un nouveau réseau social
27 septembre 2018
Un véritable engouement pour les cours de portugais
1 octobre 2018

Mais uma Noite de Gala da Câmara de Paris

PHOTO: ROSE NUNES

Oferecida pela Câmara Municipal de Paris e organizada pela associação Cap Magellan, para a comunidade portuguesa residente em França, pela oitava vez consecutiva a “Noite de Gala” está de volta.

Como tudo começou

Em comemoração ao centenário do aniversário da proclamação da Primeira República Portuguesa, em 2010, os então presidentes da câmara de Paris e Lisboa, Bertrand Delanoë e António Costa, uniram-se para receber a comunidade franco-portuguesa numa noite especial no Hôtel de Ville de Paris, em torno da data simbólica do 5 de outubro. Esforço este que, em 2011, surgiu na primeira edição da “Noite de Gala” que, graças ao seu sucesso, se repete todos os anos. Este ano, a gala está de volta para mostrar a riqueza e cultura de Portugal, tendo a região de Aveiro como foco.

A EDIÇÃO 2018

Tendo como moderadores os apresentadores de televisão, José Carlos Malato e Sónia Carneiro, assim como nos anos anteriores, a Noite de Gala, edição 2018 reunirá personalidades de todos os meios como artistas, políticos, diplomatas, empresários, associações, bem como estudantes lusófonos ou lusófilos, num ambiente prestigiante e glamoroso nos Salões nobres do Hôtel de Ville de Paris. Um evento raro, mediático que juntará um público de 650 pessoas e um número significativo de convidados especiais distinguidos ao longo da noite que ficará certamente gravado nas memórias.
Considerado património imaterial pela Unesco em 2011, o Fado será representado pelo talentoso cantor Rodrigo Costa Félix, que também será o artista principal da noite, considerado um dos melhores fadistas de Portugal. Ainda nas atrações da noite, contaremos com duetos, as homenagens e as animações, permitirão navegarmos pela riqueza cultural portuguesa e lusófona. Este imperdível encontro da comunidade portuguesa acontecerá no sábado dia 13 de outubro no Hôtel de Ville de Paris, que juntará um público de 650 pessoas e um número significativo de convidados especiais distinguidos ao longo da noite, cujo o fim é ficar gravado nas memórias.

PROGRAMAÇÃO DESTA NOITE

Espectáculos musicais : Rodrigo Costa Félix

Os duetos da Gala:

  • João Grande (Táxi) & Rosete Caixinha & Yure Romão
  • António Manuel Ribeiro (UHF) & Abel Marta & Sherley Paredes
  • Boss AC & Lyana e Coral de jovens estudantes do Colégio-Liceu Montaigne

Homenagens e animações

  • José Carlos Malato e Sonia Carneiro
  • Tuna Universitária de Aveiro e Região de Aveiro
  • David Castello-Lopes «Depuis quand ça existe le pastel de nata »
  • Philippe Machado « À l’année prochaine »
  • Stéphane de Freitas « À voix haute » e «Porter sa voix»

Entrega de prémios

  • Prémio Cap Magellan – Banque BCP do melhor estudante
  • Prémio Cap Magellan – Fundação Calouste Gulbenkian do melhor aluno do ensino secundário
  • Prémio Cap Magellan – Caixa Geral de Depósitos do melhor jovem empreendedor
  • Prémio Cap Magellan – Les Amis du Plateau da melhor iniciativa de cidadania
  • Prémio Cap Magellan – Macif – Simão Carvalho do melhor projecto associativo
  • Prémio Cap Magellan – Mikado – Trace Toca da melhor revelação artística musical

Sem esquecer o Cocktail com sabores da região de Aveiro e um sorteio de Experiências Inatel pelo público.

Parceiros Premium: Banque BCP, Câmara Municipal de Lisboa, Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro, Macif, Fundação Inatel, Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France, Les Amis du Plateau, Compal, Delta, Super Bock, Água das Pedras, Mikado, TAP Air Portugal, Les Dauphins, Instituto Português da Juventude e do Desporto, SEJD, juventude.gov.pt, DGACCP – MNE, RTP, Trace Toca, Coordination des Collectivités Portugaises de France, Tuna Universitária de Aveiro.

 


A cerimónia de Gala: Programação detalhada

Momentos musicais, intercalados com a entrega de prémios. Diversidade de animações, variedade de estilos e muito humor para alegrar esta Noite. Vários artistas, das mais diferentes manifestações culturais brindarão o público com as suas apresentações. Uma breve apresentação dos artistas presentes.

Artista Principal

Rodrigo Costa Félix
Rodrigo Costa Félix é um dos precursores da nova geração do Fado e um dos herdeiros da tradição masculina do fado de Lisboa. Cantor profissional de Fado desde os 17 anos de idade, a sua carreira levou-o a atuar tanto em casas de fado como em concertos em Portugal e no estrangeiro. Rodrigo participou em programas de TV, documentários e em variados eventos de Fado. Um artista excepcional para descobrir no dia 13 de outubro na Noite de Gala no Hotel de Ville!

Os Duetos da Gala

João Grande (Banda Taxi)
Vocalista da banda rock portuguesas “Taxi”. Fundada em 1979, na cidade do Porto, a banda foi descoberta por um dos elementos da editora Polygram, durante um concerto no Colégio Alemão do Porto, e convidada para gravar o primeiro álbum em 1981. Avizinha-se uma viagem musical até ao rock português dos anos 80.

António Manuel Ribeiro (Banda UHF)
António Ribeiro é um músico, cantor, poeta e líder da banda portuguesa de rock UHF. Tendo inclinação para música desde muito cedo, em 76, António convidou alguns amigos a formar a banda Purple Legion, que fazia simplesmente versões de canções. Em 77 com as primeiras composições, rubricaram o grupo como UHF.

Boss AC
Nascido em 1975 em Cabo-Verde, Ângelo César do Rosário, nome artístico Boss AC, é um cantor rap, considerado um dos pioneiros no mercado do hip hop em Portugal. Em abril 2018 o artista edita o EP “Patrão”, que é o primeiro registo discográfico do rapper desde o álbum “AC para os amigos”, de 2012.

Rosete Caixinha
Cantora e compositora que, desde muito cedo se apaixonou pela música. Participação no programa de talentos da RTP, “Operação Triunfo”, Rosete tem em seu curriculum musical, além da gravação dos seus discos, a participação no CD da Banda Alhada e em Festivais de Música.

Yure Romão
Natural do Brasil e residente na capital francesa desde o ano de 2014, Yure Romão é um artista, músico, compositor e comediante. Com um estilo mais voltado para Música Popular Brasileira (MPB) atualmente, Yure possui um single com cinco faixas musicais.

Abel Marta
Jovem de 28 anos, a sua maior aparição em França foi quando participou no programa The Voice França, em março do corrente ano. Em 2018 Abel Marta lança um primeiro single « Je te veux pour moi Meu Amor » em colaboração com a produtora independente GoMusic.

Sherley Paredes
Sherley Paredes é uma jovem luso-descendente, que ficou conhecida no programa de televisão The Voice França, na edição de 2018. Esta impressionante jovem de 19 anos interpreta cada canção com uma grande intensidade e emoção e possui um futuro promissor no mundo da música.

Lyana
Juliana Campos, conhecida como «Lyana» cresceu numa família apaixonada pela música e começou a cantar muito jovem. Apaixonada pelo seu país de origem, Portugal, Lyana lança em junho 2018 um single intitulado «Tu me donnes». Esta jovem promissora pretende dedicar-se ao universo musical lusófono e tem trabalhado ativamente num novo álbum, a descobrir brevemente.

David Castello-Lopes
Luso-Francês, licenciado e mestre em Jornalismo, David Castello-Lopes é o protagonista principal de “Depuis quand ça existe” – Todas as semanas, David Castello-Lopes apresenta no Canal+ as conclusões das suas investigações sobre desde quando existem as coisas da vida?

Philippe Machado
Jovem lusodescendente que realizou um projeto cinematográfico relacionado com a lusofonia e a comunidade portuguesa e lusófona. O teaser do seu projeto ’Até para o ano’, realizado graças a uma ativa campanha de crowdfunding e apoio do CROUS e do FSDIE, será apresentado na Gala deste ano.
Stéphane de Freitas
Artista franco-português, diretor e empreendedor social, Stéphane é o criador dos programas de falar em público “Eloquentia” e da rede social de entre-ajuda “Indigo”. Realizador do documentário “À voix haute” e autor do livro «Porter sa voix», que visa a desenvolver a autoconfiança através da fala.

Encontro marcado dia 13 de Outobro!

Vasco Suamo
capmag@capmagellan.org

Hits: 290