17a edição do Festival « Lumières d’Afrique » em Besançon
26 octobre 2017
Brésil : Il n’y a pas de remède pour ce qui n’est pas une maladie!
30 octobre 2017

No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho!

Em Portugal, no dia de São Martinho, celebrado a 11 de Novembro, é tradição fazer um grande magusto, beber água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho, produzido com a colheita do ano anterior. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Este dia coincide com o momento em que, depois das vindimas, que decorrem nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.

Embora se festeje o Dia de São Martinho e se comam as castanhas principalmente nas Regiões do nordeste do País (Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Baixa), a tradição repete-se um pouco por todo o país.

A tradição de festejar o dia de S. Martinho existe também devido à lenda do mesmo nome: A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que este acontecimento tenha sido a recompensa pelo acto generoso de Martinho face ao mendigo.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este fenómeno climático é conhecido como o Verão de São Martinho. Aproveita-se, assim, o dia para assar castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. É também considerado como o santo dos bons bebedores, devido ao fato de se fazer a prova do vinho novo.

O dia de São Martinho é comemorado no dia 11 de Novembro, pois foi o dia em que este foi sepultado na cidade francesa de Tours.

Também é o dia em que se faz o Magusto, festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam as castanhas, a bolota para comer, bebe-se a jeropiga e o vinho novo. Costumam fazer-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, e cantam cantigas.

Recordo-me com muita nostalgia do meu primeiro magusto organizado pela escola primária que frequentava, na Região da Beira Interior. Recordo-me ainda melhor do susto e do pânico da minha mãe quando me viu chegar a casa com o rosto completamente pintado de cinzas. Fui acolhida por esta tradição portuguesa e tomei-a como minha.

Hoje convidamo-vos a partilhar connosco uma tradição que pode ser de quem a quiser, basta virem com bom humor e prontos para criarem ótimas memórias. O dia de São Martinho será festejado em Paris, no dia 11 de novembro, a partir das 14h30 na “Mairie” da 14° circonscrição. Esperemos juntar assim Franceses e Portugueses para passar um agradável momento.

Apareçam ! 


11 de novembro, a partir das 14h30
“Mairie” do 14° bairro
2, place Ferdinand Brunot, 75014 Paris

facebook

Florence Oliveira
capmag@capmagellan.org

 


 

Rejoignez-nous tous à la Fête de la Châtaigne – São Martinho 17

Samedi 11 novembre à partir de 14h30
Parvis de la Mairie du 14e
2 Place Ferdinand Brunot, 75014 Paris 

Entrée et châtaignes gratuites & animations musicales !

 

Cap Magellan vous invite à sa Fête de la Châtaigne le samedi 11 novembre à partir de 14h30 sur le Parvis de la Mairie du 14e (2 Place Ferdinand Brunot – Paris 14e) !
Nous vous attendons nombreux et prêts a déguster les délicieuses châtaignes de Trás-os-Montes 😉 !

Cette année encore la fête traditionnelle de la « São Martinho » de Cap Magellan s’installe à Paris le samedi 11 novembre sur le Parvis de la Mairie du 14e arrondissement, à partir de 14h30. Au programme, châtaignes gratuites, animations musicales avec le Grupo de Cantares tradicionais de Claye-sous-Bois.
 
La Fête de São Martinho (la Saint Martin) au Portugal est le jour de la Fête des Châtaignes. C’est une fête traditionnelle appelée « Magusto » que l’on continue à célébrer autour d’un feu improvisé dans lequel on grille des châtaignes et autour duquel sont conviés à manger et à boire, ceux qui passent.
 
Pour cette huitième édition, nous remercions nos précieux partenaires et nos chers bénévoles. Grâce à leur bonne volonté, des centaines de personnes vont pouvoir découvrir ou redécouvrir la tradition en appréciant la saveur des châtaignes grillées dans la tradition et la convivialité, écoutant et même participant à des animations musicales.
 
Cette année, vous pourrez gouter aux succulentes châtaignes de la Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes qui met à disposition 1 tonne de châtaignes qui seront distribuées gratuitement au cœur de Paris, dans un lieu symbolisant le rassemblement des citoyens et le « vivre ensemble » : le Parvis de la Mairie du 14e. Le but est de faire connaître à tous, notamment aux Parisiens et Parisiennes, la fête traditionnelle portugaise de São Martinho, en leur offrant des cornets de châtaignes grillées et un flyer expliquant cette tradition.
 
Nous vous attendons nombreux 😉 !
 
Une collaboration : Mairie du 14ème, Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Cap Magellan, SuperBock, Pedras Salgadas, Beiroes de France, Boule du Moulin Vert de Paris 14, CCPF, Cantares tradicionais de Claye-sous-Bois, Cantares de Noisy-le Grand, Radio Alfa.

chataigne