Bem vindo ao BHV Marais
13 mai 2019
A la découverte du Passé de la Gastronomie Portugaise
13 mai 2019

Râguebi: Portugal ganha Rugby Europe Trophy e Rugby Europe U20 Championship

Depois de conseguir contra a República Checa, o triunfo mais dilatado de sempre por 93-0, Portugal garantiu no passado dia 6 de Abril em Jurbarkas, na Lituânia, a vitória pelo terceiro ano consecutivo no Rugby Europe Trophy, o terceiro nível do Torneio das VI Nações. Num jogo fácil para a equipa nacional, o “XV” português marcou sete ensaios (48-7) e confirmou a presença no play-off de acesso ao o Rugby Europe Championship.

 

Apesar de a selecção portuguesa ter jogado, mais uma vez, muito desfalcada e com um XV repleto de juventude e uma mão cheia de estreantes, a resistência dos lituanos durou pouco mais de meia parte: aos 20’, Martim Cardoso fez o primeiro ensaio. Aproveitando alguma falta de agressividade defensiva de Portugal, a Lituânia ainda restabeleceu o empate seis minutos depois (7-7), mas mesmo com muitos erros no jogo à mão, antes do intervalo a selecção nacional marcou mais dois ensaios (João Belo e João Freudenthal), colocando-se a vencer, por 21-7.

Na segunda parte, a diferença de qualidade entre as duas formações ficou ainda mais óbvia. Sem ter que forçar muito, Portugal marcou mais quatro ensaios (José Lupi, João Belo, Gonçalo Prazeres e Duarte Azevedo) e, sem surpresa, no final dos 80 minutos os Lobos garantiram os cinco pontos, com uma vantagem de 41 pontos: 48-7.

Com a vitória, Portugal fecha a sua participação no Rugby Europe Trophy com vitórias em todos os jogos, tal como tinha acontecido nos dois anos anteriores, e jogará na Alemanha, em data a anunciar, o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, a principal divisão das provas organizadas pela Rugby Europe.

Por seu lado, a seleção de sub-20 venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o Rugby Europe U20 Championship, pelo que irá disputar, de 9 e 21 de Julho no Brasil, o World Rugby U20 Trophy, prova que garante ao vencedor um lugar entre as oito melhores selecções do Mundo do escalão. Também no passado dia 6 de Abril, em Taveiro, no Estádio Sérgio Conceição, Portugal e Espanha chegaram ao último jogo da competição com duas vitórias, mas um triunfo dos portugueses na última partida (7-5) garantiu à equipa treinada por Luís Pissarra a vitória no torneio e o apuramento.

Após ganhar a prova em 2017, na Roménia, e no ano passado, em Coimbra, Portugal disputou pelo segundo ano consecutivo o torneio em casa e voltou a ter sucesso. A equipa portuguesa iniciou o apuramento para o World Rugby U20 Trophy, o Mundial B do escalão, com uma vitória contra a selecção regional francesa da Nova Aquitânia (27-10) e, no jogo seguinte, derrotou a Holanda (22-12).

Tal como tinha acontecido no ano passado, o derradeiro jogo acabou por ser uma “final” entre Portugal e Espanha. A perder por 0-5, Portugal assumiu o controlo do jogo e conseguiu supremacia no duelo entre avançados, resultando, aos 57 minutos, num ensaio de Joaquim Felix , que garantiu ao “XV” luso a vitória (7-5) e o lugar no World Rugby U20 Trophy, para o qual já estão apuradas seis seleções: Portugal, Brasil, Japão, Hong Kong, Uruguai e Tonga.

 

Cheila Ramalho
capmag@capmagellan.org

Hits: 11