Como é habitual também, fazemos aqui um recenseamento das grandes desportistas que se destacaram em 2019. Fazemos então um apanhado daqueles e daquelas que se destacaram em diversas modalidades desportivas durante o ano de 2019, dando-lhes desde já as nossas felicitações. E, para o ano há mais!
Atletas do Ano
Elisabete Jacinto – Piloto Todo-o-Terreno
A piloto portuguesa Elisabete Jacinto, em MAN (marca do veículo), venceu pela primeira vez a prova de todo-o-terreno África Eco Race na categoria de camiões. Elisabete Jacinto alcançou ainda o sétimo lugar da classificação conjunta automóveis/camião, fechando a competição com a quinta posição da geral.
Nelson Oliveira – Ciclismo
Nelson Oliveira confirmou ser um dos melhores contra-relogistas internacionais, ao terminar na oitava posição o contra-relógio do Campeonato do Mundo, em Harrogate, Inglaterra, apenas a 14 segundos do pódio. Isto depois de ter alcançado a medalha de prata na prova de contra-relógio dos Jogos Europeus de Minsk.
Equipas do Ano
Seleção de Futebol de Praia
2019 foi um ano mágico para a seleção nacional, tendo conquistado praticamente tudo. Já no mês de Dezembro, no Mundial de Futebol de Praia, Portugal vence a Itália por 6-4 e sagra-se campeão pela terceira vez na história, depois das conquistas de 2001 e 2015. Este ano, Portugal foi campeão da Europa e conquistou a medalha de Ouro nos II Jogos Europeus, que decorreram em Minsk no final de Junho. Em Agosto passado, a seleção lusa venceu ainda a 23.ª edição do Mundialito, ao derrotar por 4-2 a Espanha, no terceiro e último encontro da prova que decorreu na Nazaré. A seleção lusa apenas se ficou pela medalha de prata na sua estreia nos Jogos do Mediterrâneo em Patras (Grécia), onde perdeu na final contra a Itália por 5-7.
Grupo Feminino de Ginástica Acrobática
2019 foi um ano repleto de bons resultados para a Ginástica Acrobática nacional, em particular para o grupo feminino. Nos Jogos Europeus de Minsk, o grupo feminino constituído por Bárbara Sequeira, Francisca Sampaio Maia e Francisca Maia conquistou duas medalhas de prata nos exercícios dinâmico e combinado. Por sua vez, na Taça do Mundo de Puurs (Bélgica), o par feminino composto por Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira assegurou, depois desta competição, o 1.º lugar no circuito de Taças do Mundo.
Revelação do Ano
Mariana Machado – Atletismo
Ainda no seu último ano de júnior, estreou-se na equipa de Portugal sénior com uma convocatória surpresa na prova dos 5000 metros nos Campeonatos das Nações de Atletismo, onde terminou em segundo lugar, contribuindo para o excelente resultado de Portugal, que garantiu assim o acesso à Superliga destes Campeonatos. Já em Dezembro, ganhou o Cross Internacional de Soria, em Espanha, sendo eleita pela European Athletics como a Atleta Feminina do Mês de Dezembro.
Desporto Adaptado
Lenine Cunha e Ana Filipe – Atletas com Deficiência Intelectual
Em Março realizou-se os Campeonatos Europeus de Atletismo de Pista Coberta da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (INAS), que tiveram lugar em Istanbul na Turquia. Lenine Cunha obteve seis medalhas: triplo salto, pentatlo, 60 metros barreiras, salto em comprimento, estafeta 4×200 metros e salto em altura. Ana Filipe, por seu lado, terminou em primeiro lugar nos 60 metros barreiras, tendo ainda sido medalha de bronze no salto em comprimento e medalha de prata no triplo salto.
Em Outubro, nos INAS Global Games, que decorreram em Brisbane, na Austrália, Lenine Cunha conquistou o bronze no heptatlo e a prata no triplo salto, enquanto Ana Filipe conseguiu medalhas de prata no triplo salto e nos 100 metros barreiras, assim como o bronze no concurso de salto em comprimento.
Cheila Ramalho
Cap Mag 295°
Vues : 86