Os Caretos de Podence foram oficialmente reconhecidos na passada quinta-feira dia 12 de Dezembro de 2019, por decisão da UNESCO, Património Imaterial da Humanidade. A cerimónia realizou-se em Bogotá, no quarto dia de trabalhos do Comité Internacional da UNESCO. A decisão foi anunciada, após aprovação na 14.º reunião do comité da organização, tendo a candidatura, sido considerada “exemplar” pela UNESCO.
A UNESCO (Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura) começou a analisar, na quarta-feira, a lista de nomeações de todo o mundo, entre as quais se encontrava a única candidatura Portuguesa, denominada “Festas de inverno Carnaval de Podence”.
Originária da pequena aldeia de Podense, no Concelho Macedo de Cavaleiros, trata-se de uma tradição de origem celta, sendo uma espécie de ritual de passagem à idade adulta, com os Caretos, que representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos, desde épocas que se perdem no tempo, saem à rua nas festividades carnavalescas. Os Caretos são vestidos com trajes de diabos transmontanos, feitos de colchas vermelhas, decoradas com franjas de lã colorida e máscaras angulares de folha de zinco, encarnadas, podendo ser ornamentadas com tinta. Por cima da cabeça, cobrem-se com um capuz de onde sai uma longa cauda, também ela usada como catalisadora do acto sexual aqui simbolizado. E depois, à cintura, uma alinhada colecção de chocalhos e os seus repiques, os quais ouvimos sempre que, em grupo, os Caretos, se movem em direcção a raparigas solteiras, com o intuito de as “chocalhar”. De forma a garantir a continuidade da tradição, os mais novos seguem e imitam os mais velhos, vestidos de fatos de retalhos de lã e com máscaras de latão, para mais tarde serem eles próprios os Caretos.
Como explica António Carneiro, Presidente da Associação “Caretos de Podence” (também conhecidos como “Caretos do Entrudo Chocalheiro”), ao JN, esta tradição “é uma mais-valia para toda a região do Nordeste Transmontano e para toda a identidade única que tem. A história dos caretos perde-se nos tempos, é uma tradição que passa de geração em geração” “é um reconhecimento de 40 anos, que andamos a fazer esta caminhada, com muitas dificuldades. Mas, finalmente conseguimos que esta tradição fosse reconhecida mundialmente “, acrescentou.
Desta forma os Caretos de Podence passam a integrar a lista onde já se encontrava o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria, os chamados “Bonecos de Estremoz”, o Barro Negro de Bisalhães e o Fabrico de Chocalhos alentejanos.
Note-se que para que qualquer tradição seja considerada Património Cultural Imaterial, temos de estar perante práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Paris, aos 16 de Novembro de 2019
Rui Rodrigues – Cap Mag 295°
Vues : 154