Esta edição especial da Volta “é mais curta, terá menos dias (redução de 11 para nove etapas), menos corredores e equipas e o percurso desviou-se das grandes densidades populacionais, embora termine em Lisboa. E vai percorrer o país de norte a sul, menos Alentejo e Algarve”, sublinhou Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Terá o nome de Volta a Portugal, mas acrescenta a palavra Especial. Uma data fora do calendário inicialmente previsto para a 82ª edição, que fica reagendada para 2021. No entanto, o nome do vencedor entrará na história dos vencedores e será contabilizado.
Esta Volta foi desenhada de acordo com as autarquias, na procura de soluções confortáveis, que, por um lado, defendam um evento desportivo e, ao mesmo tempo, defendam a saúde das pessoas”, destacou o líder federativo. As multidões à espera dos corredores ou a empurrarem as bicicletas nas estradas mais íngremes são imagens que não serão vistas este ano. “Desejamos que o público assista na televisão (transmitida pela RTP). Que se sintam motivados para assistir à Volta através dos meios de comunicação social ou, então, a partir das suas janelas e casas de forma civilizada. É decisivo para a imagem da prova”, acrescentou o responsável máximo do ciclismo nacional.
Com 1183,9 quilómetros, os ciclistas partem de Fafe (prólogo) no próximo dia 27 e chegam a Lisboa (contrarrelógio), no feriado do 5 de outubro. Três das etapas têm final coincidente com prémios de montanha: Santa Luzia, em Viana do Castelo, 3ª categoria, Senhora da Graça, em Mondim de Basto, 1ª categoria, e Torre (Covilhã), categoria especial.
.
Eis o percurso da edição especial da Volta:
Prólogo (27 setembro), Fafe – Fafe, 7 km (CRI).
1.ª Etapa (28 setembro), Montalegre – Santa Luzia (Viana do Castelo), 180 km.
2.ª Etapa (29 setembro), Paredes – Senhora da Graça (Mondim de Basto), 167 km.
3.ª Etapa (30 setembro), Felgueiras – Viseu, 171,9 km.
4.ª Etapa (1 outubro), Guarda – Torre (Covilhã), 148 km.
5.ª Etapa (2 outubro), Oliveira do Hospital – Águeda, 176,3 km.
6.ª Etapa (3 outubro), Caldas da Rainha – Torres Vedras, 155 km.
7.ª Etapa (4 outubro), Loures – Setúbal, 161 km.
8.ª Etapa (5 outubro), Lisboa – Lisboa, 17,7 km (CRI).
Article publié sur CAPMag Octobre 2020
Cheila Ramalho
Fontes: A Bola; Sapo 24
Vues : 33