A rainha do kuduro, Pongo, estará de volta aos palcos no Festival Chorus – Des Hauts-de-Seine na França. O evento anual que teve edição 2020 anulada dada a crise, voltará neste verão com artistas de todos os horizontes e, em especial, a cantora Pongo.
Pongo X Chorus
Com o relaxamento das restrições e o calor do verão, é natural que muitos procurem por atividades do “mundo de antes”. Os festivais de verão fazem parte dessa busca. Dada a instabilidade atual, muitos organizadores preferiram tomar precauções: parte dos eventos foram anulados ou adiados para o ano que vem. Mas calma! Alguns, muito otimistas, guardaram a esperança e, poderão realizar – ainda neste verão – a sua edição anual (ufa).
Os organizadores do Festival Chorus fazem parte dos esperançosos e propõem aos seus festivaleiros uma edição especial com artistas como Pongo, sendo febre em Portugal, Angola e em outros países europeus. Em princípio, o evento deveria acontecer em abril deste ano, mas com as medidas sanitárias, o evento ocorreu em formato digital. A crise geo-sanitária também foi a causa da anulação do evento físico em 2020. Embora essas adversidades, os organizadores não baixaram os braços e o Festival Chorus, deste ano, além da edição de abril em formato numérico, terá uma versão em julho: durante o verão (de 7 a 11 de julho), e com a presença da rainha do kuduro, Pongo, para a alegria de lusófonos e francófonos. Lembrando que para ter acesso ao festival, além do ingresso, será necessário o “pass sanitaire” (certificado de vacinação contra o COVID) ou um teste negativo PCR.
Representando
E por que seria tão importante ter um lusófono em tal evento? A cantora Pongo, nascida em Angola, e lisboeta de coração, encarna bem o que é ser lusófono com várias raízes. Apesar do português ser uma das línguas mais faladas do mundo e, em quase todos os continentes, muitos ignoram quais países a falam.
Além disso, a França tanto quanto Portugal, é um país multicultural. Artistas tais como Pongo, representam essa diversidade que propõe a lusofonia e a sua vasta riqueza musical com: o fado, o samba, o kuduro, o forró, o pagode, a kizomba… tudo em português!
Mas quem é Pongo?
Foi num encontro com o grupo Buraka Som Sistema que a cantora subiu ao palco pela primeira vez, e recebeu um prêmio no MTV Europe Music Awards em 2008. O vídeo da sua apresentação, disponível no YouTube, tem mais de 11 milhões de visualizações.
Nascida em Angola, Pongo exilou-se em Lisboa com a sua família aos oito anos, durante a guerra civil. Suas músicas tratam da violência que ela e os seus compatriotas sofreram, sempre guardando o swing do afro-pop e do kuduro. Hoje a cantora é considerada a rainha do kuduro e é um emblema da cultura lusófona e afro-descendente no mundo.
https://capmagellan.com/pongo-entrevista-angola/
https://chorus.hauts-de-seine.fr/infos-pratiques-et-protocole-sanitaire/
Karollyne HUBERT
Vues : 46