Fernando Pimenta conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Esta é a terceira medalha para Portugal nesta edição no Japão.
O português, de 31 anos, conseguiu chegar à grande final ao apurar-se, no dia 2 agosto, com uma regata de 3.40,323 minutos, batendo o eslovaco Peter Gele que também se classificou e apurou para esta final.
Hoje, conquistou a medalha de bronze ao terminar na terceira posição na final da prova de K1 1.000 metros, graças ao seu desempenho de 3.22,478 minutos, apenas atrás dos húngaros Balint Kopasz, novo recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).
Esta medalha soma-se as duas outras, conseguidas nesta edição de Tóquio depois do bronze obtido por Jorge Fonseca (judo) e da prata obtida por Patrícia Mamona (triplo salto).
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o canoísta pela conquista da medalha de bronze através do Instagram.
Já Fernando Pimenta, em declarações prestadas a RTP depois da competição proferiu:
“Conquistar mais uma medalha para o meu currículo, a medalha número 105, a segunda olímpica. Acho que ainda tenho uma longa carreira pela frente e só tenho de estar orgulhoso pelo ciclo olímpico muito regular que fiz e que consegui ser medalha em todas as competições internacionais nos 1000 metros, incluindo nos Mundiais e Europeus e, por isso, só tenho de estar orgulhoso deste percurso e agradecer a toda a gente que teve do meu lado quer nos bons, quer nos momentos menos bons. Aqueles que em 2016, após o resultado no Rio, continuaram a acreditar em mim e a apoiar-me, que se mantiveram unidos e a essas pessoas quero agradecer do fundo do meu coração, à minha família, ao meu treinador que só nós sabemos aquilo que passámos”.
Adicionou ainda em declarações prestadas a RTP:
“Estes 3.20 minutos foram muito rápidos mesmo, eu tive essa noção nos momentos finais que desequilibrei um pouco ao tentar ganhar um pico de velocidade, mas os húngaros foram superiores. O segundo lugar ficou ali muito perto, mas estou super feliz. Uma medalha é uma medalha, ainda por cima nos Jogos Olímpicos, que nós sabemos o nível de dificuldade que é neste momento. Só temos uma oportunidade, como se costuma dizer ‘é só um tiro para dar’ e este tiro acho que foi muito bem dado, ficou muito próximo da nota máxima. Só temos de estar felizes por todo este trabalho”.
Vues : 24