O canoísta Fernando Pimenta conquistou pela primeira vez o prémio de Atleta Masculino do Ano na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), com Telma Monteiro a ser distinguida pela quarta vez com o prémio de Atleta Feminino.
O campeão europeu de K1 1000 metros e K1 5000 metros e quinto classificado no K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 já tinha vencidona categoria de Equipa do Ano, ao lado de Emanuel Silva, em 2012.
Fernando Pimenta bateu o futebolista Pepe, campeão da Europa com a seleção portuguesa de futebol e vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid, Rui Bragança, bicampeão europeu de taekwondo na categoria -58 kg e 9º no Rio 2016, Marcos Freitas, quinto em singulares masculinos no ténis de mesa do Rio 2016, e o triatleta João Pereira, quinto no Rio 2016.
No sector feminino, o prémio da atleta do ano da Confederação do Desporto de Portugal foi para a judoca Telma Monteiro, medalha de bronze na categoria -57 kg dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, que já tinha sido distinguida em 2010, 2011 e 2014.
Telma Monteiro derrotou a atleta Patrícia Mamona, campeã europeia de triplo salto, a navegadora Inês Ponte, primeira mulher a conquistar o campeonato nacional de ralis, a cavaleira Luciana Diniz, nona na competição de saltos de obstáculos no Rio 2016, e a canoísta Teresa Portela, 11.ª no K1 500 metros olímpicos.
Os restantes prémios foram dominados pelo futebol, algo raro na Gala do Desporto, com Fernando Santos a ser escolhido como Treinador do Ano, a seleção campeã europeia como Equipa do Ano e Renato Sanches como Jovem Promessa.
Fernando Santos, selecionador campeão da Europa de futebol, foi o preferido dos votantes, superando Carlos Resende, do ABC, campeão nacional de andebol e vencedor da Taça Challenge, José Uva, treinador de Patrícia Mamona, Rui Câncio, selecionador nacional de maratona (canoagem), e Luís Sénica, seleccionador campeão europeu de hóquei em patins.
A selecção de futebol, campeã no Europeu de França, bateu na corrida a Equipa do Ano a formação feminina de atletismo do Sporting, campeã europeia de clubes em pista, o K2 1000 metros, composto pelos canoístas Emanuel Silva e João Ribeiro, quartos no Rio 2016, a selecção de ténis de mesa, nona nos Jogos Olímpicos, e a de hóquei em patins, campeã da Europa de seniores masculinos.
Já a sensação Renato Sanches superou as promessas Marisa Vaz de Carvalho, campeã e recordista juvenil da Europa dos 100 metros barreiras, o ciclista Ivo Oliveira, vice-campeão europeu de perseguição individual de sub-23, a nadadora Tamila Holub, campeã europeia júnior nos 1500 metros livres, e Júlio Ferreira, ouro na categoria -74 kg do taekwondo nos Jogos Europeus Universitários.
O Prémio Ética no Desporto foi atribuído ao motociclista Paulo Gonçalves, pela atitude que teve no Dakar 2016, quando assistiu um adversário que sofreu um acidente na corrida.
O Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade, foi repartido entre as Federações de futebol e de surf.
Cheila Ramalho
Fonte: Público
Vues : 76