Chegado à cidade, o visitante é recebido por uma cidade alegre, a fervilhar de juventude e vida, e rapidamente se perde por ruas, ruelas, praças e esplanadas, num ritmo apressado, para apreciar as boas coisas da vida.
E uma dessas boas coisas é a saborosa gastronomia. À nossa mesa vai o melhor de dois mundos. Das brisas do Lis à morcela de arroz, das migas ao chícharo ou da sardinha ao cabrito, existe uma inesgotável variedade de pratos que nos propõem uma viagem à tradição gastronómica dos nossos homens do mar e das gentes que trabalham a terra.
Na descida, há um mimo à sua espera. O museu da imagem em movimento convida-o a uma viagem ao encantador mundo da sétima arte.
Mas se ao invés da ficção preferir a vida real, então siga rumo ao Museu de Leiria. É ali que contamos a nossa história. Uma história que nos leva ao encontro do Menino do Lapedo, num espaço que nos apresenta o legado de sucessivas gerações que transformaram a nossa paisagem e inventaram Leiria tal como hoje ela é.
Uma Leiria que conheceu várias civilizações e vários credos, a que prestamos jus no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, onde valorizamos a presença, ao longo dos séculos, de três importantes religiões em Leiria: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.
Depois da visita à cidade, o convite é partir à descoberta das freguesias e aldeias, onde temos para oferecer tradição, qualidade de vida e uma gastronomia de excelente qualidade.
Num roteiro pelo concelho é obrigatório visitar a praia do Pedrógão, que apresenta um triplo reconhecimento da qualidade, com as Bandeiras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. Esta praia oferece um extenso areal, os benefícios do iodo, a Arte Xávega e sossego aos banhistas.
Durante o verão, na praia do Pedrógão, os visitantes são recebidos por uma onda de atividades que animam a única praia do concelho durante a época balnear.
O Carnaval de Verão, Festival da Sardinha, Arena do Desporto ou Biblioteca de Praia são apenas alguns dos argumentos que temos para o convencer que a praia do Pedrógão é muito mais do que sol e mar.
Ruben Dias Oliveira
capmag@capmagellan.org
Vues : 127