Diz-se que o nome “Marco de Canaveses” vem da rainha D. Mafalda que estava cheia de sede e que, passando pelas obras da ponte sobre o rio Tâmega, pediu água a quem lá trabalhava. Um deles terá oferecido uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha ao devolvê-la, terá dito “guardai-a porque a cana às vezes é boa”.”
Antes de viajarmos para Portugal, gostaria de deixar uma mensagem: “por favor, a quem tem amor pela natureza, se vindes a Portugal de férias ou se tendes casa aqui, plantai umas árvores seja onde for, o nosso país precisa, os nosso animais, a nossa natureza!”
Hoje vamos descobrir uma cidade do norte de Portugal: Marco de Canaveses. O que será que podemos lá visitar? Para os que gostam de monumentos, há lindos sítios para ver. Existem várias igrejas como a Igreja românica de Santo Isodoro, a Igreja Nicolau, algumas são até monumentos nacionais como a Igreja e o Mosteiro de Apendorada que contém também um Memorial. Também podem visitar a Torre de Nevões em Tabuado, monumento antigo que foi no tempo medieval uma fortaleza, onde se pode hoje pernoitar. Não se esqueçam de passar na gruta natural chamada “pedra de cuba” que é na verdade uma gruta pré-histórica onde encontraram em 1882, dois machados, duas facas em sílex e algumas pontas de seta lascadas… Incrível não é!
Mas claro no meio desta história toda não nos vamos esquecer do nosso bem estar. Direcção então para a estação de água medicinal de Caldas de Canaveses, marcada também pela época medieval e pela Rainha D.Mafalda, personagem importante para os Marcoenses ! Aliás, Marco de Canaveses é hoje em dia bastante conhecido pela sua visão ambiental, não faltando hóteis e pousadas rurais onde se podem misturar a natureza e a actividades artesanais.
Vamos agora ver o que Marco de Canaveses oferece aos os nossos paladares! Claro não foge à regra da gatsronomia do norte, e aconselhamos então o anho assado com arroz no forno, o verde ou até a roupa velha, típicos pratos regionais. Por falar em “verde”, sabem o que é? Esse prato, também chamado “Bazulaque”, é uma mistura de várias carnes (vaca, frango, chouriço…), cortadas em bocados miúdos. E quem diz norte e esta região específica do norte, diz “vinho verde”, Marco de Canavezes pertencendo à Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Para a sobremesa, vão poder provar as fatias de Freixo, as cavacas, os biscoitos de Soalhães e o pao-podre.
E depois da barriga bem satisfeita, nada melhor do que ir dar uma caminhada. Que tal ir para uma praia? Pois, Marco de Canaveses dispõe de uma praia fluvial, chamada Praia de Bitetos, onde podem praticar várias actividades ao ar livre com andar de barco, canoagem e ski aquático.
Marco de Canaveses tem um interesse bastante grande na área desportiva. Não faltam lugares ao ar livre ou “bodystation”, que após uma boa corrida oferecem bons exercícios de musculação. E não faltam também percursos pedestres e até um Festival de percursos pedestres em maio.
E não esquecer para os que gostam das famosas festas: todos os anos, decorrem as feiras da gastronomia e artesanato (em julho), a Feira social (pela a mesma época), a Feira dos vinhos, as Marchas populares, em julho também, que enchem as ruas de Marco de Canaveses, de gente e de cor.
Se querem descobrir uma cidade com uma história medieval ainda bem presente na sua arquitectura, Marco de Canaveses é o lugar ideal para umas mini-férias bem merecidas !
E claro, Marco de Canaveses é acessível através a Tap Portugal!
Câmara municipal de Marco de Canavezes
Largo Sacadura Cabral
4630-219 Marco de Canaveses
Tel: +351 255 538 800
Email: info@cm-marco-canaveses.pt
Posto de Turismo de Marco de Canaveses
Alameda Dr. Miranda da Rocha
4630-219 Marco de Canaveses
Tel: +351 255 538 800
Email: turismo@cm-marco-canaveses.pt
Pousada de juventude de Marco de Canaveses
Casa dos Becos – Estrada Municipal 642, n.1097
Paredes de Viadores
4630-579. Marco de Canaveses
Tel: +351 255 511 744
Aeroporto do Porto
Tel: +351 229 432 400
Email: www.ana.pt
Carole Ferreira
capmag@capmagellan.org
Vues : 793