Presidente do Eurogrupo foi distinguido como ministro das Finanças do ano por revista internacional financeira detida pelo Financial Times.
Mário Centeno foi eleito o melhor ministro das Finanças da Europa de 2018. A distinção foi anunciada esta quarta-feira pela revista The Banker, publicação dedicada aos assuntos internacionais que pertence ao grupo Financial Times. O governante português foi distinguido pelo seu papel nas negociações para a reforma da zona euro, como presidente do Eurogrupo, e ainda pelo trabalho desenvolvido como ministro das Finanças de Portugal.
A reforma do Mecanismo Europeu de Estabilidade e a criação de um mecanismo de backstop do Fundo Único de Resolução foram os principais pontos do acordo alcançado no início de dezembro. No entanto, ficou por definir o fundo comum de garantia de depósitos e a criação de um orçamento comum para a zona euro. O português também foi distinguido “por ser mais conciliador” como presidente do Eurogrupo do que o seu antecessor, Jeroen Dijsselbloem, considerado, por vezes, como “conflituoso”. “Acredito firmemente nas instituições e quero torná-las melhores. Os compromissos são essenciais para haver progressos”, refere Mário Centeno em declarações à publicação britânico.
Fonte : dinheirovivo.pt
Vues : 115