É verdade, o frio já se instalou e muitas vezes não apetece sair porque isso significa agasalhar-se bem, da cabeça aos pés. Mas este mês é diferente porque chegou o mês de dezembro. No fundo, é o mês em que todos nós voltamos a viver uma parte da nossa infância. Ver as crianças a sorrir, a cantar, a falar do Pai Natal, todas maravilhadas pelas luzes. O espírito natalício chegou! O mês de dezembro é sem dúvida um mês especial no ano porque embora faça frio, a felicidade nota-se no rosto de cada um. São mais de 4000 quilómetros que nos separam do Pólo Norte, mas para viver a magia de Natal não é preciso uma distância tamanha. Aqui mesmo, à nossa volta, encontramos tudo o que precisamos.
O Natal é uma das festas mais importantes na cultura ocidental. Muitos esperam o ano inteiro para que chegue o 25 de dezembro. Uns porque sabem que nesse dia têm uma ou várias prendas junto à arvore de natal; outros porque adoram enfeitar a casa nesta época, pôr luzes a piscar na varanda ou ainda um pai natal a cantar perto da lareira. E o natal nas ruas? Por toda a Europa, várias cidades vestem-se especialmente para esta festa e propõem mercados e atividades para todas as famílias, para viverem um mês mágico. É o caso da cidade de Óbidos em Portugal. Desde o dia 30 de novembro e até dia 1 de janeiro de 2017, não percam a experiência de viver um natal inesquecível que irá agradar a grandes e pequenos. Como todos os anos, Óbidos prepara um programa diversificado de atividades. Entre outras atrações, poderão ir à Lua com o Tintim na rampa de gelo, dar uma volta de Carrossel com o coelho branco da Alice no País das Maravilhas, visitar a biblioteca do Pai Natal e falar com ele (sim, ele existe!). A Vila Natal também dá a possibilidade aos seus visitantes de aprender a jogar ao croquet, a jogar ao xadrez na Casa Invertida e ao xeque-mate com a Alice num tabuleiro aumentado. Imersão nos contos garantida! Por todo o recinto, a imaginação faz parte do imaginário construído para este Natal. Toda esta animação acompanha-se também de espetáculos: o Principezinho, A menina que detestava livros, e muito mais. Durante anos, a nossa infância esteve marcada por obras e contos de fadas que atravessaram gerações. Neste cenário de Vila Natal, algumas das figuras mais conhecidas desses contos estão presentes para partilhar a alegria todos juntos.
Se não estiver em Portugal para celebrar as festas de fim de ano, saiba que em França também pode viver esse espírito natalício pois existem numerosos Mercados de Natal espalhados por todo o país. O maior e o mais conhecido é sem duvida o Mercado de Estrasburgo que durante todo o mês de dezembro acolhe visitantes vindos de toda a Europa. A tradição de um Natal antigo, autêntico e acolhedor fá-lo-á sentir a magia que paira no ar, saboreando produtos locais e típicos da época natalícia daquela região. E, se procurar bem entre as centenas de casinhas, encontrará a “Aldeia portuguesa” (Praça Gutenberg). Um pedaço de Portugal em França, com doces tradicionais: bolo rei, pastéis de nata, doces de Idanha-a-nova, assim como cerveja e vinhos portugueses. Poderão também apreciar a cultura portuguesa: bordados de Castelo Branco, joias em filigrana, guitarra portuguesa e tantos outros objetos que nos fazem quase viajar até Portugal! Pois este ano Portugal é o convidado de honra do Mercado de Natal de Estrasburgo. Sinta-se em casa!
E como diz o provérbio, “não há ano afinal que não tenha o seu Natal”. Por isso, Feliz Natal a todos!
Astrid Cerqueira
Fontes: obidosvilanatal.pt e noel.strasbourg.eu
Vues : 376