Neemias Queta, o primeiro jogador português a ser escolhido por uma equipa da NBA em 60 jogadores selecionados !
Se 1/4 dos jogadores selecionados por Mark Tatum não são americanos, nunca antes um português tinha sido chamado para jogar na NBA. De facto, o jogador, de 22 anos, foi na madrugada desta sexta-feira eleito na 39.ª posição do draft da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), pelos Sacramento Kings, podendo tornar-se em 2021/22 o primeiro português a jogar na competição. O jogador natural de Vale da Amoreira tornou-se assim no primeiro português a chegar à mais mediática e espetacular liga de basquetebol do mundo.
O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.
Quetão, como é conhecido Neemias Queta Barbosa, vivia há muito o sonho americano. Com 22 anos e 2,11 metros, mãos grandes e braços longos, foi para os EUA com uma bolsa universitária em 2018. Fez pela vida no campeonato universitário, sempre com a NBA no horizonte. Em 2019 abriu o coração ao DN e confessou que, para ele, “um desarme é das melhores coisas que se pode fazer” e que “gostava de ser um jogador com grande potencial na NBA e chegar ao hall of fame”. Esta madrugada pôde finalmente começar a realizar esse sonho.
“Quando dizia que queria chegar à NBA, houve pessoas que se riram na minha cara, houve pessoas que disseram que não era possível. E eu não me preocupei com isso. Tens de acreditar no que tu achas que és capaz de fazer”, disse, recentemente, o internacional luso.
Os Sacramento Kings escolheram um jogador que é um verdadeiro especialista na defesa, um basquetebolista que se tem destacado cada vez mais na ‘arte’ de fazer desarmes de lançamento e ‘limpar’ as tabelas, sobretudo a defensiva, garantindo ressaltos.
Vues : 168