O Atleta português Pedro Pichardo, de 28 anos, conquistou esta quinta-feira, 5 de agosto de 2021, a medalha de ouro na final do triplo salto masculino, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Para além de trazer o ouro para casa, bateu ainda um novo recorde para Portugal e fez a melhor marca mundial do ano ao realizar o terceiro salto de 17,98 metros. Nos dois primeiros ensaios, Pedro Pichardo tinha conseguido um resultado de 17.61 metros. O chinês Yaming Zhu que conquistou a prata, teve um resultado de 17.57 metros e Fabrice Zango, do Burkina Faso, que conquistou o bronze teve um resultado de 17.47 metros.
Esta medalha é a quarta conquistada pelos portugueses nestes Jogos Olímpicos depois dos bronzes de Jorge Fonseca e Fernando Pimenta e da prata de Patrícia Mamona. A conquista do ouro assinala assim um feito histórico para Portugal que, desta forma, garante pela primeira vez a conquista de quatro medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos. Contagem que supera as três medalhas conquistadas em Los Angeles 1984 e Atenas 2004.
Depois da conquista, o atleta prestou ainda declarações à RTP:
“O privilégio é meu em representar Portugal, sinto um prazer enorme que me tenha acolhido e esta é a única maneira de agradecer: trabalhar e conseguir resultados. Há vários dias que recebo mensagens a dar-me apoio e senti-me mais tranquilo. Antes, não estava feliz. Agora estou um pouco mais feliz, porque sou campeão olímpico. Queria passar a barreira dos 18 metros, mas sou campeão olímpico…”.
Pichardo agradeceu ainda a todos os portugueses, que sempre o apoiaram.
O saltador revelou que o seu objetivo para a final era chegar aos 18,40 metros, uma marca que quebraria o recorde mundial do britânico Jonathan Edwards (18.29) de 1995. Infelizmente, no aquecimento o atleta sentiu uma moléstia no pé e preferiu não arriscar na altura de saltar.
O número de medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos eleva-se assim a 28 para Portugal (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze).
Vues : 53