A história do Dia de São Valentim remonta a um dia de jejum em homenagem a São Valentim, que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Porém, este continuou a celebrar casamentos, apesar da proibição. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Durante o cativeiro, muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Assim, enquanto aguardava na prisão, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte (14 de fevereiro) que também marca a véspera de Lupercais, festa Roma antiga em honra à deusa Juno e ao deus Pan. Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. Outra versão diz que, no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar a são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois, nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine’s Day. Já na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta dos amados. Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um cupido.
Escapa romântica em Sintra
Vila cheia de magia e esplendor, onde no meio de montes e florestas emergem palácios majestosos, um castelo e mansões fascinantes. Sintra é um destino romântico a apenas 30 minutos de Lisboa. Famoso pelo Palácio Nacional da Pena e pelo Castelo dos Mouros, Sintra é uma viagem ao sabor de outros tempos. Os miradouros do Adro da Igreja de São Martinho e da Correnteza são ótimos para contemplar a paisagem, e o Parque da Liberdade é o local perfeito para passear e descansar. O Elétrico de Sintra, que funciona hoje como um transporte turístico que faz a ligação entre a Vila e a Praia das Maçãs, é também uma excelente atividade para fazer enquanto casal. Por tudo isto, Sintra é o local ideal para se apaixonar outra e outra vez!
Para um fim de semana romântico em Sintra, aconselhamos o Tivoli Palácio de Seteais, um luxuoso hotel de 5 estrelas junto ao castelo de Sintra, perfeito para celebrar esta vossa data especial. Para além de ambiente clássico e romântico, este hotel proporciona a todos os que aqui ficam uma viagem ao século XVIII, com o máximo requinte! Usufrua da vista privilegiada sobre o castelo dos Mouros e o Palácio da Pena e desfrute de um jantar a dois no restaurante do hotel.
Solteiros, casados ou apaixonados, sejam felizes!
Vues : 59