Portugal sob uma nova crise energéticaPortugal sob uma nova crise energéticaPortugal sob uma nova crise energéticaPortugal sob uma nova crise energética
  • Qui Sommes-Nous ?
    • Nos Missions
    • Equip(ag)e
    • 30 ans d’Histoire
  • Nos Actions
    • Nos Campagnes
      • Quota 7% pour les lusodescendants – étudier au Portugal
      • Etats Généraux de la Lusodescendance
      • Sécur’Été – Verão em Portugal : 2021
    • Citoyenneté
    • Culture
    • Infos et Langue Portugaise
    • Emploi
  • Actus Luso
    • Agenda Luso
    • Eco & Co
    • Culture
    • Tourisme
    • Sport
    • Interviews
    • Les Actus du Citoyen
    • Tribune d’Opinion
  • Jeunes Futés
    • Études et Financements
      • Garde ta tirelire
      • Valorise tes compétences
      • Passe à l’international
      • Trouve un job
      • Et pense au reste!
    • Guide pratique pour s’installer et vivre en France
    • Portraits Futés
  • Galerie
  • Publications
    • CAPMag
    • Guide de l’été
    • CAPMag Junior
  • Presse
    • Communiqués de Presse
    • Tout le monde en parle
✕

Portugal sob uma nova crise energética

  • Home
  • Actualités Actualités-Éco & Co
  • Portugal sob uma nova crise energética
“Sécur’été 2019 : Verão em Portugal” sensibilisa automobilistas desde 2003
13 septembre 2019
18 edição da Semana das Culturas Estrangeiras
16 septembre 2019
Published by editeur on 14 septembre 2019
Categories
  • Actualités-Éco & Co
  • CAPMag_Article
  • FrontPage_Suite
  • Non classé
Tags
  • #agitateurlusophone
  • a nous paris
  • actu
  • actu luso
  • actualité
  • actus
  • Agitateur
  • Agitateur lusophone
  • angola
  • angolais
  • art
  • art contemporain
  • artiste
  • artiste lusophone
  • association
  • association franco-portugaise
  • Brésil
  • brésilien
  • cap
  • Cap Magellan
  • caritatif exposition
  • cinema
  • documentaire
  • événément luso
  • expo
  • fado
  • film
  • franco-portugaise
  • luso
  • lusophone
  • lusophonie
  • Magellan
  • mozambique
  • musique
  • portugais
  • portugal
  • saudade
  • solidaire
  • solidarité
  • soyons solidaire
  • tous solidaires

Pela segunda vez em menos de seis meses, Portugal viveu uma crise energética. O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) começou, segunda-feira 12 de agosto, uma greve que tinha por objetivo reivindicar o cumprimento de um acordo assinado em maio, que propunha um aumento salarial a esses motoristas.

Por já terem passado por uma greve similar há alguns meses atrás, muitos portugueses anteciparam se e começaram a atestar os seus depósitos três dias antes do começo do movimento. O primeiro ministro António Costa foi, do mesmo modo, extremamente reativo : anunciou, no sábado precedente a greve, o estado de crise energética. Em consequência, foi definida a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (ou REPA) com 374 postos onde o abastecimento era limitado a 15 litros de combustível por pessoa, como anunciado pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

A preocupação era grande, especialmente por ser a semana mais importante das férias de agosto, mas as devidas medidas foram tomadas a tempo. Além de terem sido impostos limites de aprovisionamento, foram designados certos motoristas para abastecer os postos de combustíveis, e no caso destes recusarem, não só seriam demitidos, mas também podiam ter mais consequências por desobedecerem, arriscando multas elevadas e até dois anos de encarceramento. Do mesmo modo, cerca de 500 polícias e militares foram formados para conduzirem camiões-cisterna caso demasiados motoristas recusassem o trabalho.

Foi oito dias após o início do movimento que o primeiro ministro anunciou o governo decretar o fim da crise energética às 00h do dia 19 de agosto, hora em que deixariam de existir limites de abastecimento.

Além disso, decidiu que terminasse a rede REPA a partir das 10h do mesmo dia, fazendo com que todos aqueles postos começassem a abastecer o público em geral. Finalmente, também determinou que fosse elevado para 25 o limite dos litros podendo ser vendidos durante aquele dia.

Pardal Henriques, advogado e porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), anunciou que a greve tinha sido desconvocada por finalmente estarem reunidas as condições para poderem negociar com a Associação Nacional dos Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e com o Governo. Consequentemente, foi agendada para dia 20 de agosto uma reunião entre o SNMMP e a ANTRAM no Ministério das Infraestruturas.

“Se não tivéssemos o dispositivo que temos, provavelmente não teríamos tido o resultado que tivemos” disse António Costa, relativamente às forças policiais, elogiando o seu papel durante aquele período de crise. De facto, sem estes e não só, a greve poderia ter tido consequências muito mais graves.

Contudo, Portugal ainda não está isento de tais movimentos, pois, mais um sindicato esta a ameaçar fazer greve : o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado quer protestar. Estes procuram ter um aumento salarial, bem como uma progressão nas carreiras e uma reforma dos serviços. As greves não estão prestes de acabar no país.

 

Cap Magellan
14/09/2019
capmag@capmagellan.com

Vues : 54

Share
1
editeur
editeur

Related posts

5 juillet 2022

À la une aujourd’hui : le portrait de Sofia Barbosa, créatrice de « Casa Sofia », le site de vente de produits d’artisanat


Read more
28 juin 2022

Sécur’Été 2022 : Lancement de la campagne de securité routière sur les ondes radio de Tempestade 2.1


Read more

Photo : Ludovic MARIN / AFP

21 juin 2022

Retour sur les élections législatives en France


Read more

Contacts:

E-mail : info@capmagellan.org
Tel : +331 79 35 11 00

Adresse : 7, Avenue de la Porte de Vanves – 75014 Paris

Recherche

✕
© 2022 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress