descontração em contacto com a natureza
Na Serra da Estrela, o ponto mais alto nacional alcança cerca de 1.993 metros e é marcado por uma torre de pedra muito conhecida. Então para quem nunca viu a neve ou quem nunca fez esqui, é o momento de ir dar uma voltinha à Serra! Mas seja como for, tanto no inverno como no verão, a Serra da Estrela oferece uma bela paisagem.
Para os fãs de cãezinhos, a Serra é também conhecida por ter uma raça de cão específica. Algumas quintas com criadores certificados de cão da Serra podem ser visitadas. É o caso da Quinta São Fernando em Manteigas. Esses cães são conhecidos por serem dóceis, de grande beleza e agarrados aos donos. Eles são utilizados para ajudar os pastores mas também como cães de socorro nas montanhas.
Nada melhor do que falar de sabores gastronómicos, não é? A Serra da Estrela também é um sítio que oferece delícias para as nossas barriguinhas! Um dos melhores queijos da Serra é produzido em Mareco perto de Penalva do Castelo. É um queijo de ovelha curado de fabrico artesanal, muitas vezes acompanhado de bom pão e de enchidos que são de “comer e chorar por mais”! Mas há outros pratos por descobrir para vem irá visitar a Serra. É o caso da carne de porco em vinha-de-alhos, o cabrito estonado nas beiras, e claro, o mel-azeite.
Claro que a Serra da Estrela não é só um lugar onde só se vai por causa do esqui. Existem 12 localidades com aldeias históricas ao redor da Serra que devem ser visitadas. Essas aldeias são históricas de raízes medievais e fazem parte do projeto das Aldeias Históricas de Portugal. Alguns exemplos: Almeida está rodeada por muralhas em forma de estrela o que é engraçado, Belmonte tem um dos Castelos mais intocáveis, e em Castelo Rodrigo as atenções centram-se no Poço Cisterna e no Palácio de Cristóvão de Moura. Em Idalha-a-Velha, a Torre de menagem templária é magnífica e é um dos sítios que deve visitar. Em Seia, poderá ir ao Museu do Brinquedo que é muito engraçado para ver brinquedos de todas as épocas, tamanhos e feitios mas igualmente ao Museu do pão, onde os mais pequenos vão gostar de aprender a amassar o pão e a fazer bolachas que podem levar para casa.
A Serra tanto é um lugar para descontrair e ouvir a natureza a cantar como um lugar desportivos com as suas caminhadas e essas aldeias todas mais interessantes umas do que as outras. Não se esqueçam que, se nunca lá foram, vale a pena ir dar uma voltinha à Serra da Estrela, e é verdade que o melhor seria no inverno para ver esse casaquinho branco em cima desses hectares de natureza sem esquecer os parapentes que podem notar-se por cima das aldeias quando o céu esta aberto.
Pequeno conselho: Como la chegar? Boa pergunta! Seia fica a 180km do Porto e a 290km de Lisboa!
Carole Ferreira
capmag@capmagellan.org
Vues : 134