cidade europeia do desporto em 2016
Setúbal será a quarta cidade portuguesa a ostentar o título de “Cidade Europeia do Desporto”, tendo a atribuição sido efectuada pela ACES (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto).
Depois de Guimarães (2013), Maia (2014) e Loulé (2015), Setúbal acolhe este ambicioso evento, que está dotado de um orçamento a rondar os 500 mil euros e que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Nesse sentido, ao longo do ano de 2016, Setúbal irá receber diversas iniciativas desportivas, para além de ser garantida a reabilitação de inúmeros equipamentos desportivos.
A atribuição deste galardão resulta de uma avaliação bastante positiva ao potencial desportivo da cidade, nomeadamente a sua histórica ligação ao rio Sado e à Serra da Arrábida, locais propícios para a prática do desporto.
Embora nenhuma cidade Portuguesa tenha conquistado o título de Capital Europeia do Desporto (Praga, Marselha, Sófia, Budapeste e Málaga irão ser as próximas capitais – até 2020), o sucesso da iniciativa das cidades europeias do desporto resulta na promoção do desporto informal e de um estilo de vida saudável.
Um dos objetivos do ano desportivo passa por potenciar o património natural e cultural do concelho e promover a cidade além-fronteiras, numa combinação com as valências turísticas da região. A afirmação do desporto de alto-rendimento, de competição e numa vertente de espetáculo, numa simbiose com a sua variante cultural e artística, uma vez que a iniciativa visa, igualmente, promover a quebra de barreiras em torno das diferenças culturais, linguísticas, religiosas e sociais. Ou seja, o desporto como veículo promotor da igualdade e da integração, numa verdadeira cidade em movimento.
A iniciativa decorre com o apoio de vários intervenientes, sendo um dos mais importantes a inclusão dos cidadãos, nomeadamente através da possibilidade de participarem como voluntários nos diversos eventos previstos ao longo do ano. As inscrições estão disponíveis no sítio oficial da organização (www.setubal2016.pt), que recorda o lema da candidatura de Setúbal a cidade europeia do desporto: “transpira, inspira, ensina e inclui”.
Para os amantes do desporto no norte do país, fica o registo que em 2017 Gondomar será igualmente uma das Cidades Europeias do Desporto.n
Bruno Ferreira Costa
capmag@capmagellan.org
Fontes: aceseurope.eu; turisver.com e setubal2016.pt
Vues : 70