As Terras de Trás-os-Montes localizam-se no Nordeste de Portugal, abrangendo uma área de cerca de 5538 km2. O território é constituído pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. A Norte e a Leste, encontram-se as províncias espanholas de Galiza e Castela e Leão, respetivamente. A Sul situam-se os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Oeste aqueles do Alto do Tâmega. A região apresenta duas realidades distintas no que diz respeito às características morfológicas e climáticas, que deram origem às designações de Terra Fria e de Terra Quente Transmontana. A primeira é constituída por relevos com uma altitude mais elevada e um clima mais frio e húmido, a segunda apresenta relevos de altitude mais baixa e um clima mais quente e seco.
O território possui amplos recursos agrícolas e florestais, sendo que o setor agroindustrial assume especial relevo na economia da região alicerçado na produção de hortícolas e frutícolas como a castanha, amêndoa, cereja, cogumelos e produção de azeites e vinhos.
Nas Terras de Trás os Montes há 23 produtos classificados pela União Europeia com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP). Carnes, vinhos, frutos secos, fumeiro, queijos, mel e azeite ostentam orgulhosamente este selo e percebe-se porquê: qualidade inquestionável, sabor autêntico e inconfundível. Aliás, a rica gastronomia da região assume-se como um dos principais traços identificativos do território e é também um dos fatores impulsionadores do movimento turístico que tem vindo a conhecer, nos últimos anos, uma oferta e crescimento significativos.
Região de cultura genuína, traduzida em tradições e festas ancestrais únicas no país, como são as Festas de Inverno que se estendem desde o Natal até ao Carnaval, as Terras de Trás-os-Montes são um convite ao contato direto com um património cultural e natural que as suas gentes conseguiram manter e preservar.
A elevada qualidade ambiental e paisagística da região é reconhecida, para tal, contribuem os 3 Parques Naturais existentes: Montesinho, Douro Internacional e Vale do Tua. O território integra também a maior reserva transfronteiriça da Biosfera: a Reserva da Meseta Ibérica, bem como uma outra área que também foi classificada pela Unesco: O Geoparque das Terras de Cavaleiros.
Com esta conjugação de fatores fazem destas terras O Destino Natural!
De 25 a 27 de outubro decorre o Rural Castenea – Festa da Castanha, para honrar este produto outonal da região.
10 e 11 de outubro: II Simpósio Nacional dos Frutos Secos
Ruben Dias Oliveira
capmag@capmagellan.org
Vues : 583