Como reza a lenda, Martinho, cavaleiro gaulês, regressava a casa quando encontrou a meio do caminho, em plena tempestade, um mendigo que lhe pediu esmola. Não trazendo mais nada consigo, o cavaleiro retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu a metade ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e o sol pôs-se a brilhar intensamente. O milagre ficou conhecido por “Verão de São Martinho”.
Desde então, a 11 de novembro, grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira para comer castanhas ou bolotas assadas. Nesse dia, bebe-se jeropiga, água-pé ou vinho novo, cantam-se cantigas e alguns brincam enfarruscando-se com cinzas.
Porque não aproveitar de uma escapadinha a Vila Viçosa para assistir à preparação do magusto mais antigo de Portugal, o “Magusto da Velha”, que se festeja no dia 26 de dezembro, desde 1698. Todavia, essa festa não procura celebrar a memória de São Martinho, mas sim de uma velha senhora muito rica, que decidira deixar uma renda perpétua à Junta de Freguesia, destinada a oferecer aos pobres uma boa dose de castanhas e de vinho.
Anualmente, a tradição cumpre-se mesmo assim, e apesar de já estarmos para lá de Novembro, o facto de estarmos perante uma chuva de castanhas faz com que estiquemos o conceito de magusto até ao Natal. Nesse dia, do cimo da torre, os locais preparam-se para lançar castanhas, num total de 150 quilos, até aos comparsas lá de baixo.
Outra tradição: As cavaladas, como são chamadas localmente, são uma espécie de cavalitas, um gesto típico e abrutalhado feito pelos rapazes. À medida que as castanhas começam a saltar da torre da igreja, algumas acabam por cair ao chão. Então quando um homem se abaixa para as apanhar, outro salta para as suas costas, desafiando-o a aguentar-se de pé.
Vila Viçosa
Vila Viçosa é uma linda cidade alentejana, sede do concelho do mesmo nome. Conhecida por Princesa do Alentejo, apresenta uma história rica e um património invejável. Entre as várias personalidades naturais de Vila Viçosa, destaca-se a poetisa Florbela Espanca, precursora do movimento feminista em Portugal, e autora de fabulosas obras de arte, cuja fama viajou muito além de Vila Viçosa. Personalidades famosas, nascidas num concelho pouco conhecido : venham descobrir a história desses artistas e das suas tradições, que ainda continuam vivas !
Vila Viçosa é um viveiro de cultura. Ao visitar o concelho, poderão admirar o Palácio Ducal, com a sua coleção de carruagens e azulejos típicos alentejanos, mas ainda o Convento das Chagas, um monumento do século XVI, reabilitado numa pousada. Os seus quartos ilustram as lendas encantadas dos tempos em que, nas celas, nos retiros e nos oratórios, as religiosas praticavam a contemplação e a oração.
Em suma, Vila Viçosa é um agrupamento de monumentos repletos de História, de cultura e de contos.
Venham visitá-la !
Câmara Municipal de Vila Viçosa
Praça da República
7160-207 Vila Viçosa
Tel.: (+351) 268 889 310
@: geral@cm-vilavicosa.pt
https://www.cm-vilavicosa.pt/
Posto de Turismo de Vila Viçosa
Praça da República
7160-207 Vila Viçosa
Tel.: (+351) 268 881 101
@: postoturismo.cmvv@gmail.com
Pousada Convento Vila Viçosa
Convento das Chagas – Terreiro do Paço
7160-251 Vila Viçosa
Tel.: (+351) 268 980 742
@: recepcao.djoao@pousadas.pt
Aeroporto de Lisboa
Alameda das Comunidades Portuguesas
1700 – 111 Lisboa
Tel.: (+351) 218 413 500
@: lisbon.airport@ana.pt
www.aeroportolisboa.pt
Vues : 115