Journée de la Citoyenneté Européenne à Paris
6 décembre 2017Foram entregues as bolsas de estudo Cap Magellan – Império de 2017 no Consulado Geral de Portugal em Paris
12 décembre 2017Como todos os anos desde 2014, 12 jovens estudantes lusófonos foram premiados com as bolsas de estudo Cap Magellan – Império. Tratam-se de 12 bolsas de 1.600 euros cada, oferecidas pela Império Assurances, num evento organizado pela Cap Magellan.
A cerimónia de entrega das bolsas ocorrerá no próximo dia 9 de Dezembro no Consulado Geral de Portugal em Paris (6 rue Georges Berger – 75017 Paris), pelas 11h. O evento contará com a presença dos 12 vencedores acampanhados dos seus familiares e amigos. No final, Tatane, jovem humorista e youtuber, estará presente para desafiar os presentes…
As candidaturas às bolsas de estudo destinavam-se aos jovens lusodescendentes ou aos jovens lusófilos que estudam português, tendo em conta um equilíbrio entre o mérito no percurso escolar e a situação social de cada candidato, e que cumpriram todas as condições do regulamento, entre as quais ter concluído o ensino secundário com “mention” Bom ou Muito Bom no “Bac”. Assim, com base nos critérios do regulamento, e após reunião do júri constituído por um membro da Cap Magellan, um membro da Império Assurances, por Adelaide Cristóvão, cordenadora do ensino português, e por Anne-Dominique Valières, inspectora geral de português, os doze selecionados são:
- Adriana Salvador Morais (Perpignan, 66): tem 18 anos, estudou no Lycée François Arago onde obteve o Baccalauréat S com “mention” Bom. Está actualmente no primeiro ano de “prépa” no mesmo liceu.
- André Pinto Nunes (Meaux, 77) : tem 19 anos, terminou o ensino secundário no Lycée Henri Moissan obtendo o “Bac” S com “mention” Muito Bom. Está actualmente a tirar uma licenciatura em Sciences, Technologie et Santé, na Université Pierre-et-Marie-Curie em Paris.
- Aurélien Lemaitre (Rennes, 35) : jovem francês de 17 anos, caiu no charme da cultura portuguesa. Passou o Baccalauréat S no Lycée Chateaubriand de Rennes com “mention” Muito Bom onde está actualmente a tirar uma “prépa”.
- Clara Coelho (Grenoble, 38): de 18 anos, com uma “mention” Muito Bom no Baccalauréat ES obtido na Cité Scolaire Internationale Europole de Grenoble. Está actualmente na Filière binationale France Portugal da escola Sciences Po Bordeaux.
- Cynthia Furtado (Paris, 75): tem 18 anos e estudou no Lycée Carnot onde obteve uma “mention” Muito Bom no “Bac” S. Estuda agora ciências da saúde na Université Paris Descartes.
- David Almeida Silva (Saint-Germain-en-Laye, 78): 18 anos, estudou no Lycée International de Saint-Germain-en-Laye, terminando com uma “mention” Bom no “Bac” ES. Está actualmente na Filière binationale France Portugal da escola Sciences Po Bordeaux.
- Denis Pascoal (La Ferté-sous-Jouarre, 77) : 18 anos, estudou na Institut Sainte Céline em La Ferté-sous-Jouarre onde conseguiu a “mention” Muito Bom na prova do “Bac” S. Está a seguir medicina na Université Pierre-et-Marie-Curie em Paris.
- Diana Moreira Neiva (Strasbourg, 67): 20 anos, obteve o “Bac” ES com “mention” Bom no Lycée International des Pontonniers de Estrasbourgo. É estudante de psicologia na Université de Strasbourg.
- Elisa dos Santos (Levallois-Perret, 92) : tem 19 anos, concluiu o ensino secundário no Lycée Léonard de Vinci de Levallois-Perret com “mention” Bom no “Baccalauréat” ES. Prossegue os estudos universitários em Turismo no Institut Supérieur Clorivière em Paris.
- Eva Elias (Amiens, 80): 18 anos, obteve “mention” Muito Bom no “Baccalauréat” S no Lycée La Hotoie de Amiens. Actualmente, é estudante em medicina na Université de Picardie – Jules Verne.
- Noemi Camasses-Fujii (Saint-Germain-en-Laye, 78): tem 18 anos e fez o seu percurso escolar no Lycée International de Saint-Germain-en-Laye, terminando com uma “mention” Muito Bom no “Bac” ES. Está actualmente na Filière binationale France Portugal da escola Sciences Po Bordeaux.
- Rodrigo Ribeiro (Paris, 75): 18 anos, frequentou o Lycée Honoré de Balzac de Paris onde obteve o “Baccalauréat” ES com “mention” Muito Bom. Estuda economia na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
Deixamos aqui uma mensagem a todos os estudantes não tiveram a oportunidade de se candidatar este ano, ou aos que se candidataram mas não tiveram acesso à Bolsa de estudo: para alcançar um objetivo, é necessário em primeiro lugar tentar! Como dizia Albert Einstein, “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.
Cap Magellan