Quota des 7% : Cap Magellan continue d’accompagner les jeunes
28 avril 2020Femmes au bord de la crise de mélancolie
29 avril 2020
A Cap Magellan participa na campanha #SerJovemEmCasa do IPDJ no âmbito do dia do Associativismo Juvenil
A associação Cap Magellan participa no movimento associativo nas comemorações do Dia do Associativismo Juvenil 2020 e na campanha #serjovememcasa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) através da divulgação de vídeos produzidos pelas associações de jovens.
O Dia Nacional do Associativismo Jovem assinala-se desde 2002 e visa reforçar a importância do associativismo e da participação de jovens na sociedade. Hoje, mais do que nunca, importa demonstrar o Associativismo Jovem enquanto espaço de criatividade, união, empreendedorismo e inovação, também em tempos de crise.
Assim, e tendo em conta os tempos diferentes que se atravessam e este momento de recolhimento em casa, que nos remete para novas formas de ação e intervenção, o IPDJ convidou as associações juvenis a elaborarem um pequeno Vídeo de 1 minuto, dando conta da sua atividade. Os mesmos serão integrados na campanha #SerJovemEmCasa. Esta campanha procura ajudar a campanha #SerAtivoEmCasa num contexto de isolamento ou distanciamento social, apresentando um conjunto de recomendações para ajudar jovens a serem mais ativos em casa, reduzindo o sedentarismo.
Maior associação de jovens lusodescendentes da Europa, pela diversificação das actividades, com mais de 30.000 contactos directos e uma rede nas universidades francesas, a Cap Magellan assume um papel de defesa das realidades e necessidades dos lusodescendentes. Assim, desde 1992, estabeleceu contactos com o Instituto Português da Juventude, hoje IPDJ, com a Secretaria de Estado da Juventude e com o Conselho Nacional da Juventude do qual é membro de pleno direito. Participou nalguns encontros nacionais, europeus e mundiais de jovens lusodescendentes radicados nos diferentes continentes. Defende que um jovem português deve ter os mesmos direitos e deveres em Portugal ou fora de Portugal, pois todos fazem parte de uma mesma família.
Tendo em conta a realidade social e económica actual de Portugal, com os recém-chegados à procura de trabalho em França, jovens ou famílias constituídas, como também com os jovens lusodescendentes que se querem instalar ou estudar em Portugal, essa preocupação de representação da juventude lusodescendente assume um significado ainda maior.
Contato de imprensa:
communication@capmagellan.org
Tel: 01.79.35.11.00