Em 2024, a nossa versão do CAPMag para os mais jovens continua a oferecer ateliers destinados a crianças lusodescendentes ou que estão a aprender português.
Ao visitar a Associação ACEP Fenelon, a Cap Magellan foi calorosamente recebida por crianças ansiosas e curiosas. Desde o ensino primário até ao 5ème, os alunos demonstraram um interesse genuíno nos temas propostos, como “Viagens” e “Lendas”. Na sala de aula, as crianças envolveram-se nas atividades propostas, desde a leitura da banda desenhada “Capi e Magui visitam a Estação Espacial ISS” até à exploração das histórias “Lenda de Pedro e Inês” e “Lenda do Rei Átomo” do CAPMag Junior. A participação dos alunos revelou uma vontade genuína de aprender e descobrir mais sobre a cultura e a língua portuguesas.
Na Associação Le Raincy CPFC, a interação com as crianças foi ainda mais dinâmica. Durante as sessões de leitura e atividades práticas, as crianças mostraram-se verdadeiramente envolvidas. Ao aprender sobre o corpo humano ou explorar a história de heróis portugueses, os alunos estavam ansiosos por participar e partilhar as suas próprias ideias e conhecimentos. Os desenhos criativos elaborados na parte prática do atelier refletiram o impacto positivo que estas experiências tiveram sobre eles.
A interação próxima com as crianças revelou não só o interesse delas pelos temas abordados, mas também a sua motivação para se envolverem ativamente no processo de aprendizagem.
O regresso dos ateliers CAPMag Junior às escolas em 2024 é uma excelente oportunidade de despertar a curiosidade das crianças para a língua e cultura portuguesas. Foi uma experiência enriquecedora para todos ao proporcionar uma aula diferente e divertida a estes alunos, permitindo-lhes explorar a CAPMag Junior e seguir as aventuras da Capi e da Magui, as duas mascotes da única revista infantil em português editada em França. Estas ações mostram a sua importância para a promoção do enriquecimento cultural das crianças lusófonas e lusodescendentes em França.
Encontre aqui todas as edições do CAPMag Junior em versão digital.
Rita Melo Aguiar