Queima das fitas : la jeunesse lusophone à l’honneur
8 décembre 2016Ricardo Vieira juntou-se à equipa da Radio Alfa
8 décembre 2016O dia de São Martinho (11 de Novembro) é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal, é tradição fazer um grande magusto, beber água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho, produzido com a colheita do ano anterior. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Este dia coincide com o momento em que, depois das vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.
Em Portugal, a tradição repete-se um pouco por todo o país, embora se festeje o Dia de São Martinho e se coma as castanhas principalmente nas Regiões do nordeste do País (Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Baixa). Por exemplo, nas Beiras os rapazes, nesse dia, andam em fila pela aldeia a ‘furar as adegas’, para provarem o vinho novo e também aí se conhecem as procissões dos bêbados.
No concelho de Foz Côa, em Pocinho, conhece-se o costume de, na noite de 11 de Novembro, os rapazes percorrerem todas as ruas da povoação com campainhas e chocalhos das ovelhas, acordando toda a gente com o barulho que fazem.
Em Fafe, os magustos começam à tarde e duram até à noite. As castanhas assam-se em fogueiras que se acendem no meio da rua, e o vinho circula em cântaros. Nessa noite, geralmente, joga-se ao pau.
A tradição de festejar o dia de S. Martinho é também devido à lenda do mesmo nome… Ora vejámos…
Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, nascido a 316 e falecido a 397.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.
São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. É também considerado como o santo dos bons bebedores, devido ao fato de se fazer a prova do vinho novo. Este Santo é comemorado no dia 11 de Novembro, dia em que foi sepultado na cidade francesa de Tours.
Também é o dia em que se faz o Magusto, festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam as castanhas, a bolota para comer, bebe-se a Jeropiga e o Vinho Novo. Costumam fazer-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, e cantam cantigas.
Não percam ! O dia de S. Martinho também será festejado em Paris, e pela primeira vez na “Mairie” da 14° circonscrição. Esperemos juntar assim franceses e portugueses para passar um agradável momento.
Apareçam !
Nathalie Tomaz