Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes 2020 decorreu em segurança
4 septembre 2020Legalização de veículos de matrícula estrangeira em Portugal
18 septembre 2020Com o final das férias, a chegada de Setembro, marca o regresso às aulas e ao trabalho. Para aqueles que desfrutam das férias mais tarde, ou pensam fazer uma escapadinha antes de voltar às rotinas, porque não relaxar no Gerês?
O Gerês, no concelho de Terras de Bouro, sempre simbolizou a harmonia entre o Homem e a natureza, numa partilha permanente de atividades e sentimentos. As águas cristalinas que correm pelos ribeiros e o ar puro envolve a grande diversidade da fauna e da flora proporcionando um sentimento contínuo de calma e prazer.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal, sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, e compartilha a fronteira com a Galiza.
Os dois formam uma paisagem idílica, capaz de vos proporcionar um quadro de sossego e repleto de uma variedade de actividades e lugares a visitar.
Podemos considerar o Gerês como uma reserva turística, graças aos diferentes tipos de turismo que poderão experimentar. Este destino é, desde o século XVIII, um pilar do turismo termal português, proporcionando assim programas anti stress, relaxamento, perda de peso, entre outros, seguidos por médicos especialistas.
O turismo balnear é outro dos pontos fortes do turismo da região. Com rios, lagos, praias e cascatas, o Gerês faz com que todos possam encontrar o compromisso ideal, neste painel de enorme diversidade.
Para os aspirantes de desporto, o Gerês propõe diversas actividades desportivas. De facto, podem aventurar-se nos diversos trilhos, onde poderão fazer um pouco de actividade desportiva e admirar as belas paisagens.
Programa de 3 dias no Gerês:
Dia 1: Descoberta da aldeia de Soajo para descobrir os famosos espigueiros, visitar a Ponte de Ladeira construído há mais de 500 anos, antes de visitar o Santuário da Peneda, construído em 1875 com os seus escadórios de 300 metros e 20 capelas. Antes de chegar, poderão visitar uma pequena aldeia abandonada, onde os pastores levam os rebanhos a pastar, mas também uma das melhores vistas de todo o parque.
Dia 2: Para este segundo dia, aconselhamos de começar por Lindoso, uma aldeia de pastores e agricultores. Esta aldeia é mais conhecida pelo seu castelo e os seus espigueiros, ideal para fazer secar e guardar as colheitas de milho.
Em seguida, podem visitar Vilarinho das Furnas, uma antiga aldeia inundada em 1972 devido à construção da barragem com o mesmo nome. Depois desta visita, poderão descobrir uma parte da Via Romana que ligava, antigamente, duas cidades importantes da Península Ibérica: “Brácara Augusta” e “Asturia Augusta” atualmente chamadas Braga e Astorga, um percurso de 318 km. Para acabar este dia, vão poder apreciar a vista de Junceda e o Santuário de São Bento da Porta Aberta, onde se deslocam 2,5 milhões de peregrinos todos os anos.
Dia 3: Para este último dia, será consagrada a visita dos miradouros e das cascatas. Algumas delas são acessíveis de carro, mas para outras, um pouco de caminhada permitirá vê-las de mais perto. Todas elas têm o seu charme, mas se quiserem passar a tarde a bronzear, a cascata de Tahiti oferece um espaço para estender a toalha.
Contactos Úteis:
Junta de freguesia de Campo Gerês
Rua do Carvalhal n°141,
4840-100 Terras de Bouro
Tel.: (+351) 253 357 088
@: geral@cm-terrasdebouro.pt
www.cm-terrasdebouro.pt
Posto de Turismo de Leiria
Av. Dom João V
4845-067 Vila do Gerês – Terras de Bouro
Tel.: (+351) 253 392 096
Pousada da Juventude do Gerês
Rua da Pousada, n° 1
4840-030 Campo do Gerês
Tel.: (+351) 253 351 339
@: geres@pacificgreen.pt
https://pousadasjuventude.pt/pt/pousadas/geres/
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Pedras Rubras
4470-558 Porto
Tel.: (+351) 229 432 400
@: porto.airport@ana.pt
www.aeroportoporto.pt
Rédacteur
Ruben Dias Oliveira
Article publié au CAPMag Setembre 2020