Portraits futés – Isabelle Mesquita
26 juillet 2018
Ouverture des candidatures pour les bourses Cap Magellan – Império 2018 et pour les Prix de la Nuit du Gala 2018
26 juillet 2018

Piloto luso-descendente na final do Championnat de France Des Circuits GT4.

A corrida que colocou  luso-descendente Lonni Martins, entre os oito  pilotos mais velozes do Championnat de France Des Circuits GT4, teve lugar na pista de Circuitde Dijon-Prenois, de 13 à 15 de Julho, na cidade de Dijon. A participação do piloto português na corrida, faz parte da lista das acções em festas associativas que acompanham a “Sécur’été 2018”, Verão Portugel.

Tendo corrido ao lado do seu companheiro de pista, o piloto Christophe Hamon,  além estar rodeados dos familiares e amigos, Lonni foi contemplado pelos membros da União Luso Francesa Europeia (ULFE) da cidade de Dijon, a seu convite. Para o piloto português, a presença da comunidade luso-descendente acarreta um significado relevante para sua carreira. “Convidei a comunidade porque é do meu interesse estar mais perto e mostrar o meu trabalho”, conta. Embora não ter sido uma das suas melhores corridas, Lonni Martins pondera que, assim como o seu colega, ambos deram o melhor para representar a marca.

 

Filho de pais portugueses, nascido em Paris, Lonni Martinis conheceu a pista de Formula 1 por intermédio de seu pai, com apenas 6 anos de idade, em 1997. Actualmente, com 28 anos, o Luso-descendente é um dos corredores mais renomados da modalidade na capital francesa. Fora da pista de Formula 1, dentro das estradas que ligal a França e Portugal, Lonni Martins compõe o time de afiliados da “Sécur’été 2018” junto dos jovens pilotos de Karting, Mickael Mota e Janyce da Cruz, e do apresentador de televisão, José Carlos Malato, que ha 7 anos consecutivo apadrinha a campanha.

Organizada há 16 consecutivos pela Cap Magellan, a “Sécur’Eté” é direccionada para os portugueses e luso-descendentes residentes em França, que todos os anos percorrem cerca de 1500 quilómetros de estrada, com a intenção de gozarem as férias de verão na terra natal. A campanha tem como objectivo principal alertar os automobilistas, sobre os perigos a serem encontrados durante o longo percurso nas estradas que conectam a França e Portugal, de forma a diminuir o número de acidentes que todos os anos causam vítimas mortais.

Para o piloto Lonni Martins, a sua afiliação na “Sécur’Eté” é de grande valia “ Fez muito tempo que conheço a Cap Magellan, principalmente pela campanha de sensibilização que tem desenvolvido. Aderi  a campanha não para ver meu nome firmado em uma acçao social, mas pela importancia que possui. Ninguém melhor que nos, pessoas que trabalhamos com volante todos os dias, para levarmos informações úteis aos automobilistas, de forma a evitar os trágicos acidentes que todos os anos são reportados pela imprensa”, realça o piloto.

Por Vasco Suamo. 

 


 

Calendário das ações:

Lançamento da campanha – no dia 7 de Julho – Aerokart em Argenteuil e discoteca Le Mikado em Paris

A campanha foi lançada a 7 de julho no Aerokart em Argenteuil e na discoteca Le Mikado em Paris com a presença do padrinho da campanha 2018, José Carlos Malato e dos afiliados Mickael Mota e Janyce da Cruz. O terceiro afilado, Lonni Martins, estreiou-se na campanha no passado 15 de julho, em Dijon, com a presença da associação ULFE de Dijon.

 

Acções em Festas associativas
  • 12 e 13 de Maio : Festa da Europa em Paris
  • 19 e 20 de Maio : Festa Franco-Portuguesa organizada pela l’Association Portugaise Culturelle et Sociale à Pontault-Combault
  • 26 de Maio : Forum das associações organizado pela CCPF em Paris
  • 1o de Julho : Festa « Alegres en Fête » organizada pela l’Association Alegres do Norte em Ivry-sur-Seine
  • 1o de Julho : Festa da Radio Arc-en-Ciel em Orléans

 

A caminho de Portugal – acção especial na RCEA (Route Centre-Europe Atlantique) e perto de Bordéus

 Durante o caminho entre França e Portugal, vários voluntários e membros da equipa da Cap Magellan desenvolverão ações de sensibilização junto dos automobilistas em várias estações de serviço e nas fronteiras. Tratam-se de pessoas benévolas que fazem o caminho de carro para Portugal.

  • Dia 7 de Julho: Ações na área de Bordeaux-Cestas com auto-choc em parceria com a Prefecture de Gironde e a associação Sol de Portugal.
  • 15 e 16 de julho, pela terceira vez, fim de semana especial na RCEA (Route Centre-Europe Atlantique ou Estrada Centro Europa Atlântico) com um auto-pião da Macif e associação Centre Franco Portugais de Bourges. Esta estrada conheceu dois terríveis acidentes mortais nos meses de março de 2016 e janeiro de 2017 envolvendo Portugueses: a Cap Magellan tinha obrigação de incluir este eixo na sua campanha e de alertar sobre os transportes inadequados de passageiros que ainda são praticados.

 

Presença nas fronteiras entre Portugal e Espanha

Em França, os fins de semana de 29 e 30 de julho são anunciados como “negros” em termos de tráfego rodoviário com destino ao Sul do país.
A equipa da Cap Magellan estará presente nas fronteiras entre Portugal e Espanha, nesses fins de semana, para uma acção de prevenção junto dos emigrantes e de todos os automobilistas que se dirigem a Portugal durante os meses tradicionais de férias. Estaremos então os dias 28 e 29 de julho, das 9h às 17h, em Vilar Formoso, os dias 28 e 29 de julho, das 9h às 17h em Vila Verde da Raia, tal como na fronteira de Valença no dia 28 de julho, das 9h às 17h00.
A Cap Magellan apela à vossa presença num destes locais para cobrir o evento!
Estão todos convidados!

 

Ações em Portugal

Durante as duas primeiras semanas de Agosto, a Cap Magellan continuará a sua campanha, durante o dia, em locais de forte presença de emigrantes portugueses, e durante a noite à saída de várias discotecas, no intuito de sensibilizar os jovens que de lá saem aos perigos da condução, nomeadamente em matéria de álcool e drogas. As discotecas contempladas são:

  • 27 e 28 de Julho: Concert Leiria DanceFloor
  • 2 de agosto : Na discoteca Lagar’s (Amares – Braga)
  • 6 de agosto : Na discoteca Palacio Kiay (Pombal) com a presença de Lonni Martins
  • 7 de Agosto: Na discoteca Pacha (Esposende)
  • 10 a 13 de Agosto: Encontro de jovens “Portugueses de lá, Portugueses de cá” em Cascais
  • 12 de Agosto: Discoteca Triunfo (Chaves)
  • Nas discotecas Biba’Ofir; BB Club em Chaves e na Biblioteca Bar, as ações estão previstas para a primeira quinzena de Agosto.

 Contacto imprensa : info@capmagellan.org