Eurovision 2018 : Le Portugal dévoile son logo, son slogan et les 42 pays participant
10 novembre 2017
Les milliards du peuple angolais font la fortune d’un entrepreneur suisse
11 novembre 2017

A Queima das fitas regressou a Paris

A Queima, festa de estudantes organizada desde 2013 anualmente pela Cap Magellan, regressou a Paris no dia 21 de outubro. O evento decorreu no bar “Le Mammouth” em Paris, e a noite da Queima contou com animações musicais, concursos, alegria e mutio calor! A festa começou às 19h, com a chegada dos primeiros jovens que decobriram “La Grotte”, a sala do bar “Le Mammouth” onde decorria o evento. Os jovens iam recuperando as pulseiras coloridas e brilhantes, disponibilizadas pela associação, os diplomas simbólicos ligados à lusofonia e começavam a inscrever-se nos sorteios da Cap Magellan e do Banco BCP para ganharem prémios durante à noite.

Os sons do Dj EPA começaram a preencher a sala e começaram também a circular os primeiros passos de dança tímidos, as primeiras fotografias e os primeiros brindes da noite. No muro de “La Grotte” viam-se os vídeos da Queima, e de várias propostas interessantes para jovens estudantes, desde as ofertas do parceiro Banque BCP, como de programas como Erasmus, Serviço Cívico Europeu, da plataforma Diffuz, da Carte Jeunes Européennes, entre outros. Pelas 20 horas, a Tuna « Oportuna – Ciências da Saúde – Norte » começou sua atuação e foi animando a juventude com os seus sons festivos e académicos e com as serenatas que encantaram principalmente as jovens presentes.

No final da atuação da tuna, realizou-se o sorteio das dez capas académicas com os tunos a entregar as capas às pessoas nomeadas, colocando-as uma a uma sobre os ombros dos vencedores, oficializando assim a entrada no espírito académico da Queima. No final da atribuição das dez capas negras, a música continuou com o Dj EPA, que misturava sons latinos, sons atuais e os clássicos inconfundíveis da música portuguesa que fizeram vibrar e cantar os jovens estudantes presentes.

Às 21h30 chegou a hora da tão esperada revelação dos vencedores do sorteio do parceiro Banque BCP que deu aos jovens a possibilidade de ganhar uma coluna bose, auscultadores sem fio Beats e um Ipad mini de 128G. Após o discurso pronunciado pelo parceiro oficial, chegou a hora de distribuir os brindes às vencedoras do concurso, que deixaram três jovens felizardas bastante contentes.

A música continuou, toda a gente dançava e cantava, foram lançadas t-shirts das entidades parceiras Super Bock e Sumol e distribuidos brindes ao longo da noite. Perto das 23h, horário do final da Queima, e horário também de anunciar o vencedor do concurso de fotografia Instagram, cujo prémio era uma ida e volta de avião entre França e Portugal oferecida pela TAP Air Portugal. Este concurso contou com duas premiadas, Jessica Ferreira e Adriana Nunes, que irão brevemente a Portugal quem sabe festejar outras Queimas das Fitas.

Este ano, tivemos uma Queima calorosa, animada e bem estudantil, com bastantes brindes à mistura deixando os jovens um gostinho de ‘quero mais’. Para todos aqueles que não tiveram a oportunidade de participar neste evento, marcamos encontro para o próximo ano! Estejam atentos 😉

Não podemos deixar de mencionar que este evento não teria sido possível sem o apoio dos nossos parceiros:
Banque BCP, TAP Portugal, Super Bock, Água das Pedras, Sumol, Coordination des Collectivités Portugaises de France, Instituto Português da Juventude e do Desporto, SEJD, juventude.gov.pt, Le Mammouth, Diffuz, Carte Jeunes Européenne – Association IJD France.

A eles um grande obrigada!