À LA UNE AUJOURD’HUI : PORTRAIT D’AURELIE PEREIRA
29 septembre 2021Estados Gerais da Lusodescendência : A necessidade de uma reunião Intercalar
3 octobre 2021Em comemoração do centenário da proclamação da Primeira República Portuguesa, em 2010, os então presidentes da câmara de Paris e Lisboa, Bertrand Delanoë e António Costa, uniram-se para receber a comunidade franco-portuguesa numa noite especial no Hôtel de Ville de Paris, em torno da data simbólica do 5 de outubro.
Esforço este que, em 2011, surgiu na primeira edição da “Noite de Gala” que, graças ao seu sucesso, se repete todos os anos. Este ano, a Gala, iniciativa da Câmara municipal de Paris, está de volta pelo décimo ano consecutivo para mostrar a riqueza e cultura de Portugal, e como símbolo do retorno aos eventos culturais depois de 2 anos marcados pela crise sanitária. A Gala volta em 2021 com o seu formato presencial, mas poderão também seguir a Noite através da transmissão em direto na redes sociais da Cap Magellan ! Este ano, a região em foco é o Médio Tejo.
A EDIÇÃO 2021
Tendo como anfitriões, os apresentadores de televisão, José Carlos Malato e Sónia Carneiro, assim como nos anos anteriores, a Noite de Gala, edição 2021 reunirá personalidades de todos os meios como artistas, políticos, diplomatas, empresários, associações, bem como estudantes lusófonos ou lusófilos, num ambiente prestigiante e glamoroso nos Salões nobres do Hôtel de Ville de Paris. Um evento raro, mediático, que juntará um público de 650 pessoas, pela primeira vez desde o início da pandemia, mas também um número significativo de convidados especiais distinguidos ao longo da noite que ficará certamente gravado nas nossas memórias. Considerado património imaterial pela Unesco em 2011, o Fado será representado pela talentosa fadista Beatriz Silva. Esta assumirá o papel de artista principal da noite. Ainda nas atrações da noite, contaremos com duetos, as homenagens e as animações, permitirão navegarmos pela riqueza cultural portuguesa e lusófona. Este imperdível encontro da comunidade franco-portuguesa acontecerá no sábado dia 9 de outubro no Hôtel de Ville de Paris.
PROGRAMAÇÃO DESTA NOITE
Artista principal que abre e fecha a noite: Beatriz Silva
Os duetos da Gala
Luciano Cadô & Avria
Mariana Ramos & Elsinha
João Mendonza & Lou Teixeira
Homenagens e animações
Philharmonique portugaise de Paris
« Claire et Antho», en présence de Claire Théault et Anthony Figueiredo
« L’Âme d’un Cycliste », en présence de Nuno Tavares
« Je te Promets», en présence de Bruno Sanches
« Alma Viva », en présence de Cristèle Alves Meira
Stomy Bugsy
Entrega de prémios
- Prix Cap Magellan – Fondation Calouste Gulbenkian du Meilleur Lycéen
- Prix Cap Magellan du Meilleur Étudiant
- Prix Cap Magellan – Império du Meilleur Projet Associatif
- Prix Cap Magellan – Jean Pina Entreprise de la Meilleure Initiative Citoyenne
- Prix Cap Magellan – Fidelidade du Meilleur Jeune Entrepreneur
- Prix Cap Magellan – Vilamoura – Trace Toca de la Meilleure Révélation Artistique Musicale
Sem esquecer o Cocktail com sabores da região do Médio Tejo e um sorteio de Experiências Inatel pelo público.
Momentos musicais, intercalados com 6 entregas de prémios. Diversidade de animações, variedade de estilos e muito humor para alegrar esta Noite que é o retorno aos eventos para Cap Magellan e a maior parte dos artistas presentes depois de quase dois anos em “pausa” devido à pandemia de Covid-19. Vários artistas, das mais diferentes manifestações culturais brindarão o público com as suas apresentações. Uma breve apresentação dos artistas presentes :
FADO
Beatriz Silva
Beatriz Silva é uma jovem fadista natural da Madeira. Foi neste arquipélago que deu os seus primeiros grandes passos, chegou ao continente, sendo certamente esta a primeira paragem para o mundo. Já atuou nas melhores casas de Fado de Lisboa – o “Senhor Vinho” a “Casa de Linhares” e o “Clube de Fado” – e fez parte da programação do maior festival de Fado nacional : o Santa Casa Alfama. Destaca-se pela sua voz poderosa e segue os passos da sua “madrinha de fado” Ana Moura para ser a próxima estrela do Fado português.
OS DUETOS DA GALA
Luciano Cadô
Luciano Cadô nasceu em Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul. Começou a sua paixão pelo piano aos 7 anos de idade. Mais tarde, estudou em algumas escolas de música na sua cidade natal. Para além da sua sensibilidade ao piano, a guitarra e o canto, reforçam o seu amor pela música. No entanto, decidiu seguir uma carreira bastante “tradicional”. Começou a estudar Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e alguns anos mais tarde frequentou a escola de engenharia Centrale Paris. Começou a trabalhar numa empresa como engenheiro informático e tornou-se investigador na ENS Cachan. Em 2020 pensou que esse era um bom ano para os artistas e começou a cantar. Luciano destacou-se pela sua participação no programa The Voice em França em fevereiro 2021.
Avria
Avria cresceu em França, perto de Amiens, antes de se mudar para Paris. Aos 14 anos de idade, subiu ao palco e foi então que decidiu que era exactamente onde queria passar a sua vida. Oriunda de uma dupla cultura, franco-portuguesa, foi influenciada por dois mundos muito diferentes: a variedade francesa e o fado. Os seus textos são resolutamente positivos, mesmo que não necessariamente diluídos, são sinceros e reflectem a sua realidade: a de uma geração hesitante entre o frenesim do partido e o medo do amanhã, entre pequenas alegrias fugazes e sentimentos essenciais.
Mariana Ramos
Mariana Ramos, nascida em Dakar, criada em Cabo Verde, veio para França quando era adolescente. Em Cabo Verde, viveu no distrito da classe trabalhadora de Monte Sossego, criada pela sua avó, e mais tarde juntou-se aos seus pais que foram forçados a emigrar para França. Toda a sua infância foi moldada por um modelo duplo. Do lado da mãe, herdou uma paixão pela dança, que praticou desde os 7 anos de idade, e do lado do pai, foi seduzida pelos ritmos cabo-verdianos compostos pelo seu pai, Toy Ramos, alias Toy de Bibia, guitarrista do famoso grupo “Voz de Cabo Verde”. Uma energia que Mariana carrega no palco com uma rara generosidade, um pouco de fúria contida. Os críticos da imprensa são unânimes: Mariana Ramos é uma cantora solar.
Elsinha
Elsinha nasceu nos subúrbios de Paris, de pais lusófonos, muito cedo fascina-se pela música do mundo e o facto de cantar em várias línguas. Ao crescer, o desejo de explorar e descobrir levou-a a viver em Cádis, Espanha, depois no Rio de Janeiro, Brasil, onde descobriu músicas incríveis e começou a viver o seu sonho. Muito apegada à autenticidade, simplicidade e emoção, expressa momentos de alegria, amor, mas também de revolta e dúvida através das suas canções. O seu objetivo é transmitir através da música mensagens de solidariedade, amor e também a procura de amor próprio para avançar em união.
João Mendonza
Nascido em Setúbal, é o fundador dos Passione, o primeiro projeto pop – lírico em Portugal. Em 2017, grava o tema “Ave Maria”, que é entregue pessoalmente pelo Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, ao Papa Francisco, como “Oferenda Oficial do Estado Português” aquando da sua visita a Fátima. Em 2018, foi convidado pelo Estado do Vaticano, para uma audiência na Praça de São Pedro, onde priva com o Santo Padre e recebe de suas mãos uma Benção Eclesiástica. No verão de 2019, entrega também o tema “Ave Maria” a Dalai Lama, no seu exílio, no norte da Índia. Este ano, participou no programa “All Together Now” da TVI, onde bateu o recorde com 100 pontos, feito único no programa e dos poucos nível internacional.
Lou Teixeira
Lou Teixeira começou a tocar guitarra aos 12 anos de idade e a cantar aos 15, daí descobriu uma paixão que nunca a abandonaria. Após um ano na universidade, entrou na Escola Americana de Música Moderna em Paris, onde ouviu jazz pela primeira vez e se apaixonou por ele. Conheceu a música bossa, com a qual se uniu frequentemente, falando e compreendendo a língua portuguesa. Para escrever, ela retira as suas influências dos maravilhosos textos de fado que abalaram a sua infância na sua família portuguesa do lado do seu pai, bem como dos seus artistas preferidos, quer venham da pop ou do jazz.
ANIMAÇÕES
Claire & Antho
Claire e Anthony criaram um novo conceito que mistura dança, comédia, poesia e perspectiva. Nos videos que publicam nas redes sociais, Claire e Anthony brincam com a perspectiva da câmara através de actos por vezes humorísticos, por vezes poéticos. O projecto desde dueto foi posto em primeiro plano pela sua participação em “La France a un un incroyable Talent”. O lema de Claire & Antho é: “Na vida, é tudo uma questão de perspectiva”.
“A alma de um ciclista” – Nuno Tavares
Nuno Tavares, nascido em 1975, natural dos Açores, tornou-se empreendedor ainda jovem. O Nuno, que gosta de se autocaracterizar como uma pessoa com interesses muito ecléticos e conhecimentos heterogéneos criou, produziu e realizou o seu primeiro documentário “A Alma de um Ciclista”, que nos vai ser apresentado durante a Noite de Gala. “A alma de um Ciclista” é uma reflexão sobre “valores que se vão perdendo na nossa sociedade moderna, como a importância da amizade, da ecologia, da valorização do antigo e de outras premissas importantes para atingir uma vida mais feliz, mais simples e mais preenchida através de um grupo de ciclistas “clássicos” e do seu interesse comum pela bicicleta clássica”.
Bruno Sanches
Bruno Sanches, ator francês de origem portuguesa, começou a sua carreira de ator aos 9 anos, mas o grande público descobriu-o em 2012 graças à dupla de comediantes Catherine e Liliane, no programa Le Petit Journal no Canal+. Recentemente foi pelos seus papéis nos dois novos êxitos da TF1, HPI e Je te promets, o remake francês da série de sucesso This is us, que o ator franco-português se destacou . É sobre estes últimos projetos e a totalidade sua carreira que ele vai falar no palco do Hôtel de Ville de Paris onde irá também receber um prémio para celebrar a sua carreira.
“Alma Viva” de Cristèle Alves Meira (acompanhada de Jacqueline Corado e Arthur Brigas) :
Alma Viva é um filme ambicioso, desenvolvido ao longo de vários anos, que trata de um tema raramente abordado no cinema. Enraizado numa identidade franco-portuguesa, segue a extraordinária viagem de uma menina durante um Verão. O filme trata da crença no invisível, a ligação que temos com as nossas lendas urbanas mortas, todas vistas através dos olhos de uma menina como nenhuma outra, dotada de um dom único e fascinante, nas paisagens cruas, montanhosas e incrivelmente verdes de Trás-os-Montes.
Stomy Bugsy
Stomy Bugsy, cujo verdadeiro nome é Gilles Duarte, nasceu em Paris de pais caboverdianos e é um rapper e actor francês. É um dos membros fundadores do grupo Ministère A.M.E.R., que se tornou popular graças ao álbum 95200. Em 1996, Stomy Bugsy lançou uma carreira a solo e lançou o seu álbum de sucesso, Le Calibre qu’il te faut, que contém o sucesso “Mon papa à moi est un gangster”. Desde então, fundou e dirigiu o colectivo La MC Malcriado, um grupo de cantores cabo-verdianos, incluindo Jacky Brown of the Nèg’ Marrons, JP e Izé. É um dos pioneiros do rap francês, e no palco da Gala receberá um prémio pelos seus 25 anos de carreira.
A não perder!
Noite de Gala da Câmara de Paris
9 de outubro, 18h30
Entrada exclusivamente com convite e confirmação de presença
Transmissão em directo nas redes sociais da Cap Magellan
Parceiros Premium: Câmara Municipal de Lisboa, Comunidade Intermunicipal Médio Tejo, Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France, Fundação Inatel, Jean Pina Entreprise, Les Dauphins, Delta, Vilamoura Club, CER Caulaincourt, Instituto Português da Juventude e do Desporto, SEJD, juventude.gov.pt, DGACCP – MNE, CCPF, RTP, Trace Toca.
Elsa Macieira