Com a missão de conectar o mundo, a Lycamobile, parceira da Cap Magellan, é a operadora móvel que oferece um serviço de voz e internet de elevada qualidade, a baixo preço. Fundada em 2006, a empresa está presente em mais de vinte países e une mais de 15 milhões de famílias.
Em conversa com Vanessa Guedes, Gestora de Marketing da Lycamobile, procuramos perceber qual a importância da diáspora portuguesa para a operadora.
Vanessa Guedes : Como operadora móvel de telecomunicações muito focada em chamadas internacionais, a Lycamobile sempre esteve ligada a todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Para os portugueses que precisam de contactar os familiares que emigraram, a Lycamobile tem um lugar importante por lhes permitir isso de forma muito acessível, com as tarifas de chamadas para todo o mundo mais baixas do mercado.
VG : Abraçámos com muito agrado a parceria com a Cap Magellan pela ligação que tem com os lusodescendentes em França, que constituem simplesmente a maior comunidade de emigrantes portugueses.
VG : Primeiro, porque são portugueses, sabemos que a sua vinda é muito desejada e queremos dar-lhes as boas-vindas em nome de todos. França é uma comunidade com mais de 600.000 portugueses. E depois porque estão em contacto regular com as suas famílias em Portugal e muitos também usam a Lycamobile em França, sendo excelentes embaixadores do nosso serviço de telecomunicações. Ao ligar de Lyca para Lyca, os clientes têm muita vantagem, pois as chamadas são grátis.
VG : Escolhemos participar este ano por sentirmos que esta é uma altura em que Portugal precisa de apoio à vinda de indivíduos para o nosso país, temporaria ou permanentemente, de forma a dinamizar a economia. E porque os portugueses merecem.
VG : A campanha Sécur-été 21 permite-nos chegar ao público emigrante num momento muito especial: a chegada a Portugal para as suas férias tão merecidas. Para além de divulgarmos as nossas ofertas a este público, ainda trazemos uma mensagem de prevenção rodoviária tão necessária hoje em dia em que todos os viajantes trazem um telemóvel consigo. Temos todo o gosto em apoiar este projeto.
VG : Recomendamos que a tarefa de consultar o telemóvel seja delegada sempre ao “pendura”, para que o condutor esteja totalmente focado na condução. Toda a concentraçao é necessária para a atividade da condução e as pessoas têm de compreender isso pois têm o seu bem mais precioso nas suas mãos: a vida das suas famílias. Aproveitamos para desejar a todas as famílias luso-descendentes uma excelente viagem de vinda a Portugal e regresso a França.
VG : O mercado das telecomunicações não sofreu como outros mercados durante a pandemia. As pessoas precisam de continuar a fazer chamadas e em contexto de isolamento ainda mais. Mas queremos que o mundo volte rapidamente ao que era pois o mercado do turismo também é muito importante para nós. Neste momento, contamos muito com o público português (em ascensão) e estrangeiro residente em Portugal, mas perdemos uma fatia do negócio dado que o turismo diminuiu drasticamente.
VG : Não porque as empresas de telecomunicações também se focam em fornecer dados. Desde que as empresas se mantenham atualizadas com as mais recentes tecnologias e em fornecer bons pacotes de dados, vão ser sempre válidas para qualquer utilizador de redes sociais.
VG : 34% dos minutos de chamadas internacionais são efetuados para a Europa, EUA e Canadá por portugueses, mas também estrangeiros que vivem cá e turistas. Os portugueses ligam bastante para os locais para onde as suas famílias emigraram: França, Luxemburgo, Suiça, Alemanha, Reino Unido, EUA e Canadá são os principais corredores de chamadas internacionais efetuadas pelos portugueses que cá ficaram.
VG : Os portugueses que ligam para França usam mais o plano Lyca Globe, por se tratar de um plano que permite ligar para toda a UE/EEE por apenas 0,02€ por minuto e ainda permite 4GB de internet, para efetuarem chamadas de vídeo ou navegarem na internet. É um plano excelente para o público nacional que pretende ligar para o estrangeiro com regularidade e ainda usar a internet, num cartão pré-pago, sem contratos com a operadora nem qualquer tipo de fidelização.
VG : A Lycamobile em Portugal passou agora a disponibilizar a tecnologia 4G e dispõe, por isso, de um serviço de internet mais rápido. Não vamos parar por aqui e continuamos sempre a ouvir os nossos clientes e a fornecer-lhes aquilo de que eles precisam. Por exemplo, temos planos de integrar a tecnologia e-SIM porque para aí nos levam as tendências.
Eva Nizon Araújo