La République portugaise à l’honneur à la Mairie de Paris
23 octobre 2017Santa Casa da Misericórdia : campanha de recolha de produtos alimentares
8 novembre 2017Em Portugal, no dia de São Martinho, celebrado a 11 de Novembro, é tradição fazer um grande magusto, beber água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho, produzido com a colheita do ano anterior. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Este dia coincide com o momento em que, depois das vindimas, que decorrem nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.
Embora se festeje o Dia de São Martinho e se comam as castanhas principalmente nas Regiões do nordeste do País (Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Baixa), a tradição repete-se um pouco por todo o país.
A tradição de festejar o dia de S. Martinho existe também devido à lenda do mesmo nome: A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que este acontecimento tenha sido a recompensa pelo acto generoso de Martinho face ao mendigo.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este fenómeno climático é conhecido como o Verão de São Martinho. Aproveita-se, assim, o dia para assar castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. É também considerado como o santo dos bons bebedores, devido ao fato de se fazer a prova do vinho novo.
O dia de São Martinho é comemorado no dia 11 de Novembro, pois foi o dia em que este foi sepultado na cidade francesa de Tours.
Também é o dia em que se faz o Magusto, festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam as castanhas, a bolota para comer, bebe-se a jeropiga e o vinho novo. Costumam fazer-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, e cantam cantigas.
Recordo-me com muita nostalgia do meu primeiro magusto organizado pela escola primária que frequentava, na Região da Beira Interior. Recordo-me ainda melhor do susto e do pânico da minha mãe quando me viu chegar a casa com o rosto completamente pintado de cinzas. Fui acolhida por esta tradição portuguesa e tomei-a como minha.
Hoje convidamo-vos a partilhar connosco uma tradição que pode ser de quem a quiser, basta virem com bom humor e prontos para criarem ótimas memórias. O dia de São Martinho será festejado em Paris, no dia 11 de novembro, a partir das 14h30 na “Mairie” da 14° circonscrição. Esperemos juntar assim Franceses e Portugueses para passar um agradável momento.
Apareçam !
11 de novembro, a partir das 14h30
“Mairie” do 14° bairro
2, place Ferdinand Brunot, 75014 Paris
Florence Oliveira
capmag@capmagellan.org
Rejoignez-nous tous à la Fête de la Châtaigne – São Martinho 17
Samedi 11 novembre à partir de 14h30
Parvis de la Mairie du 14e
2 Place Ferdinand Brunot, 75014 Paris
Entrée et châtaignes gratuites & animations musicales !
Cap Magellan vous invite à sa Fête de la Châtaigne le samedi 11 novembre à partir de 14h30 sur le Parvis de la Mairie du 14e (2 Place Ferdinand Brunot – Paris 14e) !
Nous vous attendons nombreux et prêts a déguster les délicieuses châtaignes de Trás-os-Montes 😉 !