A Ucrânia como um estado-membro
10 mai 2022Eurovision 2022 : Maro et sa « Saudade, Saudade »
14 mai 2022Na rúbrica deste mês de “Vous et Vos Parents, voltamos a falar sobre um tema do qual tínhames já falado em 2019 e que desde então não parou de crescer. Falo-vos do “Balcão do Emigrante”.
Marca do grupo ParcialFinance, presente na Suíça, Luxemburgo, Bélgica, França e em Portugal, nasce com o intuito de servir a emigração portuguesa nas áreas administrativa, financeira, fiscal, seguros e imobiliário, áreas nas quais se vislumbravam graves carências e se pressentia que a emigração portuguesa necessitava de ser apoiada.
E as carências são de tal forma palpáveis que o Balcão do Emigrante, desde a abertura do primeiro balcão a 15 de Setembro de 2018, em Bruxelas, não tem parado de crescer. São hoje 8 Balcões espalhados pela europa, contando-se um em Portugal (Fátima), um em França (Paris), um na Bélgica (Bruxelas), dois no Luxemburgo (Cidade do Luxemburgo e Esch-sur-Alzette) e três na Suíça (Lausanne, Bulle e Neuchâtel), para além de outra dezena de pontos de atendimento.
O Balcão do Emigrante propõe-se, por isso, como ponto de ligação entre a comunidade Portuguesa e os referidos serviços dos quais, muitas das vezes, os nossos compatriotas estavam afastados, propondo a prestação dos mesmos tanto no país de residência, como em Portugal.
O vasto leque de soluções propostas pelo Balcão do Emigrante deriva das competências que os profissionais que trabalham no grupo Parcialfinance adquiriram ao longo dos anos de trabalho com emigração, alguns contando mais de trinta anos de serviço, fazendo a ponte entre as necessidades dos emigrantes e os prestadores de serviços qualificados para a sua execução.
Trata-se, pois, de mais um auxílio às Comunidades Portugueses, que tem, por um lado, a missão de atenuar a distância entre o país de residência e Portugal, e por outro lado, a de facultar ao emigrante o acesso a serviços essenciais no país de residência, os quais, por desconhecimento ou dificuldades linguística, lhe estavam vedados.
Esta rápida expansão faz, por isso, prever a abertura de novos Balcões, que estarão sempre localizados junto das comunidades Portugueses residentes nos respetivos países, prevendo-se a abertura de mais postos, quer em países onde já existe representação, quer em países onde o grupo Parcialfinance não tenha qualquer tipo de representação.
Além dos serviços prestados em agência, o Balcão do Emigrante tem sido um forte dinamizador de atividades da própria emigração, tendo também um conjunto de conteúdos que são publicados online, nos quais presta informação útil para o dia-a-dia dos Portugueses emigrados.
Com um atendimento de horário alargado e aberto ao Sábado pretende dar uma resposta eficaz, rápida e segura, evitando filas de espera e perdas de tempo desnecessárias, para uma maior comodidade de quem precisa dos serviços supramencionados.
Site Internet: b-emigrante.com ;
Rui Rodrigues
Foto: © Balcão do Emigrante