Le surf de retour à Nazaré !
25 novembre 2022A Inflação e a subida das Taxas de Juro
25 novembre 2022Encontro europeu de jovens lusodescendentes
Depois de um apelo a candidaturas e a apresentação de um projeto que tem vindo a dar provas da sua importância ano após ano, é com a maior gratidão que a Cap Magellan organiza pela nona vez, em Portugal, o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes. Este ano, a cidade que nos recebe é Fátima, dos dias 14 ao 18 de dezembro de 2022.
Este evento é, no fundo, uma ação com um público alvo bem definido: os jovens, nomeadamente entre 18 e 35 anos. Em colaboração com vários parceiros do movimento associativo lusófono espalhados um pouco por toda a Europa (Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Suécia e Luxemburgo), o evento vai desenvolver-se em paralelo ao Encontro Nacional dos Investidores da Diáspora (PNAID), que acontecerá entre o 15 e o 17 de Dezembro. Este último, que se insere na continuidade de todos os outros PNAID já organizados desde 2016, é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Estado Das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Interior. Este programa, denominado Programa Português de Apoio ao Investimento na Diáspora é uma iniciativa governamental que visa valorizar as comunidades portuguesas e apoiar os investimentos da diáspora, particularmente no interior do país. Com este objeto, faz todo o sentido aliar um evento ao outro. O Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes tem como grande objetivo auxiliar os jovens a encontrar o seu percurso profissional e, sobretudo, a fornecer-lhe ferramentas que lhes poderão ser úteis na sua carreira.
O Encontro é uma ação que depende de uma inscrição antecipada – por isso, não se esqueçam de anotar esta informação tão importante para garantirem a vossa participação!
Mas afinal, o que é concretamente o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes?
Ora, este ano, o Encontro terá como tema “A empregabilidade na Europa: o digital ao serviço da ecologia e da inclusão dos jovens”. Este tema agrupa todas as preocupações atuais dos jovens que, para além de atuais, fazem parte de profundas e diversas opiniões.
Neste encontro haverá espaço para a realização de formações, participação em seminários e troca de experiências com os pares, pilotadas por vários animadores. Para além disto, todos os participantes terão a oportunidade de realizar visitas de descoberta da região que recebe o evento. O encontro visa colocar em evidência o multiculturalismo e o multilinguismo – dois conceitos que todos os participantes lusófonos têm em comum.
Ao longo do Encontro, os participantes construirão um projeto comum em parceria com a região e as empresas nela implantadas a fim de melhorar a pegada ambiental das últimas.
Para além de um projeto fantástico, o que mais poderemos dizer para te convencer a vir connosco na próxima edição ?
Ora bem:
- Tens a oportunidade de visitar Portugal
- As despesas são reembolsadas
1. As viagens internacionais são reembolsadas até a um montante fixado pelo Programa Erasmus+
2. As viagens locais também!
3. Os transfers locais também são gratuitos, assim como a alimentação e o alojamento!
Ao embarcares connosco nesta aventura terás acesso:
- a uma formação validada com um certificado nominativo que com o qual poderás colocar as tuas competências em valor ;
- a oportunidade de participar na construção de um projeto de solidariedade regional ;
- a integração na Rede Europeia Lusófona ;
- e poderás (pelo menos, este ano) ter contacto com a Rede de Investidores da Diáspora
Creio que os nossos argumentos te convenceram! Sabe mais sobre o encontro no nosso site internet : www.capmagellan.com
Joana Carneiro – Estudante em Mestrado:
Estudos sobre a Europa na Universidade Aberta
capmag@capmagellan.org