Interview de Christophe Postic
8 août 2024Interview de “Les Amis du Fado”
22 août 2024A 11a Edição do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes e Lusófonos realizou-se em Santa Marta de Penaguião, onde os jovens demonstraram a sua criatividade e profissionalismo, num ambiente de partilha e camaradagem.
« O encontro reuniu jovens lusófonos e lusodescendentes provenientes de 6 países europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Portugal, Suíça, e outras origens como Angola, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Irão e Venezuela».
A Cap Magellan, principal associação de lusodescendentes em França, organizou a 11a Edição do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes e Lusófonos intitulado “História e memória, partes integrantes de uma cidadania ativa”. O encontro, que teve lugar em Santa Marta de Penaguião entre 9 e 13 de agosto de 2024, reuniu jovens lusófonos e lusodescendentes provenientes de 6 países europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Portugal, Suíça, e outras origens como Angola, Brasil, Colômbia e Venezuela.
Durante cinco dias, os jovens participaram numa série de ateliers e workshops realizados na escola de Santa Marta de Penaguião. As atividades abordaram temas como o 25 de abril, a imigração, a cultura e as tradições portuguesas e a memória dos nossos avós, permitindo aos participantes desenvolver competências não formais, mas vitais na construção das suas identidade e personalidade.
No sábado, a Marta Bernardino, estudante de doutoramento em História na universidade de Louvain partilhou com os presentes a importância da memória e as diferenças entre a memória individual e coletiva. Os participantes tiveram a oportunidade de contar as experiências deles e a memória que tinham do 25 de abril nas suas famílias e também sobre a imigração.
No domingo, os participantes assistiram de manhã a duas atividades: uma sobre os três F durante a ditadura, animado pela a Lara Vaz, estudante de música no Conservatório Nacional de Lisboa todos juntos compuseram uma linda canção. A seguir, Marie-José Gama, Presidente de AJA – Associação Zeca Afonso, núcleo de Bruxelas, animou o atelier, A cidadania: a vida de um emigrante. Foi muito apreciado pelos os presentes, a senhora Gama livrou um testemunho emocionante e autêntico. Em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, os participantes visitaram a pé os principais pontos turísticos da vila, aliado a o trilho do “Céu e da Terra”, onde os participantes descobriram a natureza e a visita única de Santa Marta de Penaguião. No fim do trilho, tiveram a oportunidade de provar o vinho precioso do Douro.
No dia seguinte, desfrutamos da Praia fluvial de Fornelos depois de um trilho muito cansativo. O trilho foi uma oportunidade para vários participantes de passar as suas limitações pessoais. Sendo uma das partes centrais do programa do Encontro, o “Concurso de Faz a tua proposta artística”, os participantes conseguiram imaginar e propor ao júri verdadeiros projetos emocionantes e de qualidade, que, por sua vez, se mostraram bastante surpreendidos com a seriedade e a sinceridade dos projetos. Na terça-feira, os grupos expuseram os seus projetos a um painel de jurados através de um pitch de 5 minutos, que realçou a seriedade e profissionalismo demonstrados. Apesar do pouco tempo disponível para a conceção do projeto, os participantes conseguiram imaginar e propor ao júri verdadeiros projetos criativos e com exequibilidade.
A nossa vice-presidente, Julie Carvalho, animou, segunda de manhã, Dia Internacional da Juventude, um atelier sobre a noite do 25 de abril pelo o José Saramago. Os participantes interpretaram uma peça de teatro e depois criaram um espaço convivial para falar sobre o livro. A tarde foi preenchida pelas celebrações do Dia Internacional da Juventude, com várias atividades como um passeio pela vila, a visita do Miradouro D’Ouro Vivo e no final do dia um sunset nas piscinas de Santa Marta de Penaguião.
Eventos como este fortalecem a importância do multiculturalismo lusófono e a formação de uma rede de contactos entre jovens lusodescendentes e lusófonos de toda a Europa. Por meio desta rede, a missão da Cap Magellan é encontrar soluções que contribuam para melhorar as oportunidades dos jovens na Europa, com foco especial nos lusófonos.
E assim concluímos mais uma edição, aguardando ansiosos pelo Encontro no próximo ano!
A Cap Magellan agradece mais uma a toda a equipa da Câmara municipal de Santa Marta de Penaguião, bem como aos principais parceiros CIM Douro, IPDJ e Inovterra, pelo acolhimento e empenho a tornar esta edição inesquecível.
Sara Tavares
Le 30/08/2024