Cantou-se a liberdade no Bataclan
6 février 2017Encontro com Marco Rodrigues
8 février 2017Vamos responder à pergunta de muitas crianças : « Porque é preciso comer sopa? », explicar o quanto nutricional e deliciosa a sopa pode ser e vamos então descobrir algo mais sobre a gastronomia nacional portuguesa.
Vamos este mês descobrir a Sopa da Pedra, especialidade da cidade de Almeirim, em Santarém, situada no coração da região do Ribatejo e considerada « a capital » da Sopa da Pedra. Ao contrário do que o nome indica, a Sopa de Pedra é uma sopa com muitos ingredientes, como chouriço, morcela, carne de porco, feijão, batata, cenoura, couve… em que a “pedra” é apenas o “pretexto”, segundo a lenda que vos vamos contar.
Reza a história que um frade pobre andava emperegrinação, chegando a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa de pedra… Ele tirou entao da sua bolsa uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa. A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa, como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior. Assim se engrossou a sopa. Juntaram-se cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa. Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal… para a sopa seguinte !
Sendo um dos pratos típicos da região ribatejana e um dos ícones da cozinha tradicional portuguesa, a Sopa da Pedra foi um dos pratos finalistas nas 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa. Este prato tradicional é geralmente cozinhado em grande quantidade para refeições a partilhar em família.
Agora os pequeninos já sabem porque devem comer sopa frequentemente mas o seu consumo deve ser moderado pela grande quantidade de gordura (enchidos e toucinho) e de proteínas (carne).
Bom apetite a todos !
João Lisboa
Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Sopa_da_pedra