À LA UNE AUJOURD’HUI : PORTRAIT D’ANAIS BOURBIAUX
12 août 2021À LA UNE AUJOURD’HUI : PORTRAIT DE KARINE
18 août 2021O dia Internacional da Juventude, foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999 como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal. É comemorado todos os anos no dia 12 de agosto, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para os problemas da juventude e celebrar o potencial dos jovens enquanto parceiros da sociedade.
No dia 12 de agosto são programadas todos os anos, várias conferências e debates relacionados à juventude. Destaca-se também o Programa de Ação Mundial da ONU para a Juventude, que sintetiza as principais políticas internacionais voltadas para essa parte da população.
A juventude tem sido a principal reivindicadora da adoção de medidas e ações políticas de mitigação das alterações climáticas e do esforço e articulação internacional necessários para uma efetiva proteção do planeta.
O objetivo deste dia é incentivar a juventude a desenvolver ações inovadoras na área da proteção do planeta e da biodiversidade e conhecer melhor a economia circular.
Este ano, o tema escolhido para celebrar este dia foi “Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária”. O tema foi escolhido após o Fórum Juvenil ECOSOC 2021, onde os participantes relembraram a importância de adaptar os modos de alimentação à crise ambiental.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional de Juventude de Portugal (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) assinalam esse dia com um programa completo de atividades que passam por exposições, workshops, showcookings, um bootcamp, entre outras novidades.
Os museus também não deixaram passar em branco este dia. Foram vários os museus, palácios e monumentos com entrada gratuita para celebrar este dia 12 de agosto.