O bilinguismo : uma riqueza social, cultural e educacional
10 septembre 2019Coup de pouce pour les étudiants !
11 septembre 2019Se quizer votar para as eleições legislativas do estrangeiro, sabe mais sobre o processo de votação por via postal.
Este processo já está em marcha e, nos próximos dias, os cidadãos portugueses recenseados no estrangeiro irão receber, na morada que consta no seu Cartão de Cidadão, ou Bilhete de Identidade, o material que lhes permite votar na eleição que se vai realizar no dia 6 de Outubro.
Esse material consiste num invólucro de resposta/folha explicativa (resumida infra) sobre o processo de voto, um sobrescrito verde e um boletim de voto.
COMO VOTAR:
- No boletim de voto deve-se assinalar com uma cruz o quadrado que está à frente do partido político em que se pretende votar. Deve desenhar-se a cruz o melhor possível sem sair dos limites do quadrado;
- Uma vez desenhada a cruz, deve dobrar-se o boletim de voto em quatro e introduzi-lo no sobrescrito verde;
- De seguida, deve fechar-se o sobrescrito verde e dobrar-se pelo tracejado, sem dobrar o boletim de voto que se encontra dentro deste;
- Depois de se fechar o sobrescrito verde, pega-se no invólucro resposta (que contém os dados pessoais do cidadão, nomeadamente o seu nome, número de identificação civil, morada, consulado e país) e dobra-se em três, respeitando as dobras já existentes. De seguida, coloca-se o sobrescrito verde e uma fotocópia do documento de identificação civil na parte central. Seguidamente humedece-se as laterais e cola-se, fechando desta forma o invólucro resposta.
Mais se informa que cada invólucro resposta deve ser enviado individualmente e apenas com um único sobrescrito verde e uma única fotocópia do documento de identificação civil que devem corresponder ao eleitor identificado no remetente. O voto deve ser enviado para Lisboa o mais cedo possível, não sendo necessário esperar pelo dia da eleição.
NOTAS :
- a) Não assinalar/escrever mais nada no boletim de voto para além da cruz;
- b) Não deve escrever nada no sobrescrito verde;
- c) Não necessita de selos de correio;
- d) Não utilize outro tipo de sobrescritos;
Pode encontrar o folheto informativo em português e francês aqui
Para mais informações e/ou esclarecimento de dúvidas pode consultar: http://www.consuladoportugalparis.org/noticias/noticia.php?cod_noticia=226#not