PHOTOS Soirée de Gala 2021
12 octobre 2021Le tourisme, moteur de la relance économique
14 octobre 2021Aproveitamos os #ErasmusDays para celebrar a mobilidade, a cooperação internacional e a cidadania europeia, e por isso destacamos o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes (EEJL) organizado todos os anos pela Cap Magellan!
Fundada em Paris a 24 de novembro de 1991, a associação Cap Magellan é a primeira e maior associação de jovens lusodescendentes, lusofónos ou lusófilos, que partilham o mesmo desejo de promover a língua portuguesa e a cultura lusófona. Pioneira em vários projetos e ações que valorizam as vantagens de uma dupla-cultura numa sociedade em plena mutação, a Cap Magellan deseja organizar pela 8ª vez em Portugal o EEJL, um evento destinado aos jovens, com idade entre 18 e 35 anos.
Candidate-se desde já em : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUyMoBw6639s6-R-ofjbD6UIslcTcWadDERpOB8VmHpIOTJw/viewform?usp=sf_link
Mas o que é o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes?
O Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes ocorre durante uma semana durante a qual tem um programa de trocas de experiência onde cada um dos presentes (estudantes ou animadores de juventude lusodescendentes e lusófonos) dá a conhecer aos outros o seu país de origem, a sua história, costumes e tradições, providenciando, ao mesmo tempo, momentos de lazer e intercâmbio cultural e trabalhando em simultâneos métodos de aprendizagem informal que favoreçam a empregabilidade juvenil em cada país representado.Em geral, o objetivo deste Encontro, como o dos #Erasmusdays, é promover a mobilidade e a interculturalidade. De fato, os EEJL favorecem o intercambio entre os jovens portugueses residentes em Portugal e os jovens lusodescendentes que têm residência fixa em diversos países do espaço europeu (Austria, Alemanha, Luxemburgo, etc). O objetivo é também promover a língua portuguesa e modificar os estereótipos existentes tanto sobre o “Português de Portugal” como sobre o “Português de lá de fora”.
Além disso, a empregabilidade também é um ponto chave do encontro. De fato, os EEJL têm como missão valorizar a aprendizagem não-formal e os métodos participativos no trabalho, assegurar a transmissão de competências não formais necessárias à empregabilidade dos jovens e sensibilizar os animadores de juventude para os desafios da discriminação no mercado de trabalho.
Antes de vos apresentar o Encontro de 2021 que se vai realizar em dezembro, deixo aqui alguns testemunhos de antigos participantes:
- Luísa, participante e interveniente em 2019, vinda de Paris, France: “O encontro “Better Together! para uma empregabilidade dos Jovens na Europa”, organizado pela associação Cap Magellan, foi um momento extremamente rico em interação e transmissão de conhecimentos.Os ateliers propostos foram de excelente qualidade, a componente essencial de interação participativa com os participantes foi respeitada. Os participantes não foram simples espectadores, mas também atores da sua própria formação. Tendo em conta o nível de experiência profissional e associativa de vários participantes, essa interação foi ainda mais aprofundada e densa”.
- Dinis Silva, lusodescendente e residente na Dinamarca desde 2014, participação em 2020: “Achei o assunto dos refugiados muito interessante. É um tema que deve ser falado. É muito importante, há muitos refugiados em todo o lado. Por exemplo, na Dinamarca até têm muita ajuda do Estado, o que é bom.”, admitiu Dinis. Revelou ainda que veio ao Encontro “para aprender mais”.
- Eva, participante vinda de França e que participou várias vezes ao evento: “Estes encontros em que participei várias vezes são úteis e enriquecedores sob todos os pontos de vista: interagimos com jovens de outras partes da Europa, ou seja, trocamos pontos de vista e realidades de outros países. E depois, cada um, fica com o que lhe será útil para construir o seu próprio futuro profissional”.
ENCONTRO EUROPEU DE JOVENS LUSODESCENDENTES 2021
Este ano, o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes vai realizar-se do 8 ao 12 de dezembro em Fátima (região Médio Tejo) e terá como temática uma das grandes problemáticas dos #ErasmusDays, o desenvolvimento sustentável e o digital. Pois, este ano a temática será “A empregabilidade na Europa: o digital ao serviço da ecologia e da inclusão dos jovens”. A formação será composta por seminários e atividades informais nas quais os participantes são também formadores.Além disso, os participantes construirão um projeto comum em parceria com a região e as empresas que nela se sediam, para combater a pegada ambiental das mesmas, desenvolvendo uma plataforma online que poderá oferecer a oportunidade aos jovens da região de exercerem de forma voluntária atividades que levam a cabo os objetivos de uma região mais verde. Assim, esses mesmos jovens terão também a oportunidade de adquirirem competências para a sua carreira profissional.
Os temas dos Encontros anteriores também serão retomados: temas relacionados com o associativismo, emprego e a formação, o ambiente, a transformação digital, educação formal, informal e não formal, autoconfiança, mobilidade, identidade cultural portuguesa, ensino superior, o programa Erasmus+ e empreendedorismo jovem.
Cabe assinalar que este Encontro tem por hábito de ser apoiado pelo programa do Erasmus+, o que permite aos jovens de viajar e estadear sem nenhum custo. Infelizmente, este ano, a Cap Magellan não obteve o apoio financeiro do Erasmus+, o que significa que os custos de transporte internacional ficam a carga dos participantes. No entanto, o alojamento e a alimentação são assegurados pela associação e os parceiros portugueses.
Jovens lusófonos ou lusodescendentes que estejam interessados em dialogar com jovens de diferentes países, enriquecerem-se socialmente e culturalmente, e aprender boas práticas no setor da empregabilidade, não hesitem: façam já as vossas candidaturas aqui : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUyMoBw6639s6-R-ofjbD6UIslcTcWadDERpOB8VmHpIOTJw/viewform?usp=sf_link
Se quiserem obter mais informações, podem enviar um email ao endereço seguinte: info@capmagellan.org
Facebook da Cap Magellan : https://www.facebook.com/capmagellan1
Ana Teixeira Cidadania, Europa e Juventude