À LA UNE AUJOURD’HUI : PORTRAIT DE KAROLLYNE HUBERT 📸
5 mai 2021RÃO KYAO REVIENT AVEC SON NOUVEL ALBUM EN HOMMAGE À GANDHI
10 mai 2021Estão fartos de estar em casa a ver séries ou filmes? Se gostam de passear e de desafios a Cap Magellan tem uma sugestão para vocês: o Geocaching. Há quem diga que se podecomparar a uma caça ao tesouro, mas modernizada.
O Geocaching é uma atividade ao ar-livre que se faz com a ajuda de recetores de GPS. O objetivo deste jogo é encontrar as caches que estão escondidas. Pelo mundo estão espalhadas dois milhões de caches. Só em França estão ativas mais de 300 000 caches e em Portugal mais de 30 000, portanto quer se encontre em Portugal ou em França pode participar. Para jogar, tem de criar primeiramente uma conta através do site www.geocaching.com, e precisa ter também um equipamento GPS ou de um smartphone que possa suportar essas aplicações. Para encontrar as caches, tem de pesquisar ou pelo site, ou através da aplicação, aí conseguirá ver as que se encontram mais perto de si. Depois disso, é só deslocar-se até o sítio indicado pelas coordenadas do GPS e sobretudo, ser discreto para que os “muggles (pessoas que não praticam geocaching) não fiquem curiosos de lá ir espreitar.
As caches são geralmente uma caixinha, fechada, e na qual se encontram canetas, bonecos e também um livro de registo. As localizações podem ser muito distintas. Podem estar à distância de uma caminhada pela natureza, debaixo de água ou numa rua da sua cidade. Em regra geral, as caches estão colocadas em sítios com algum interesse, seja turístico ou histórico, por exemplo numa bela paisagem, ou ao pé de um castelo. Existem vários tipos de caches tais como a cache tradicional, a cache mistério, Multi-cache, Letterbox Hybrid, Cache Wherigo ou ainda o evento cache in Trash (CITO). Quando encontrar a cache, tem de assinar com o seu nome de geocacher (previamente escolhido no momento da inscrição) e escrever a data no livro de registo que está na caixinha. Feito isso, basta fechar e deixar tal como encontrou, arrumada no mesmo local. Depois basta fazer o registo online a contar como foi a experiência de forma a manter o proprietário atualizado sobre o estado da sua cache. O Geocaching é então uma atividade divertida e inesquecível, mas permite sobretudo conhecer sítios diferentes. Mesmo estando num momento pandémico, é possível praticar esta atividade visto esta ser feita ao ar livre e ser possível respeitar as medidas de segurança.
Mathilde Amaral