O que é o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) ?
3 mars 2021Erasmus+, a juventude e a pandemia de COVID-19
4 mars 2021De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal registou uma baixa superior a 60% em hóspedes e dormidas em 2020, obviamente, por causa da crise do Covid-19.
Os alojamentos turísticos registaram 10,5 milhões de hóspedes e 26 milhões de dormidas no ano passado, o que representa quedas de 61,2% em comparação com 2019. O país nunca atingira valores tão baixos desde 2003 em termos de hóspedes e desde 1993 em matéria de dormidas.
Além disso, os turistas nacionais foram responsáveis pela maioria das dormidas (13,6 milhões), o que não se verificava desde 1978. Os mercados externos constituíram só 12,3 milhões de dormidas, ou seja uma queda
de 74,9%. De facto, as reservas dos turistas estrangeiros começaram a cair de forma dramática já em Março 2020.
Cristina Siza Vieira, vicepresidente executi v a da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), fica muito preocupada com a hotelaria portuguesa e o turismo em Portugal em geral. Evoca « uma preocupação crescente » dado que «com a situação descontrolada da pandemia, o encerramento das fronteiras e as férias escolares mais reduzidas, depois de perder o Carnaval e o Dia dos Namorados, o sector também já deixou de contar com a Páscoa ».
Céline Crespy
Fonte : Associação da Hotelaria de Portugal (AHP)
capmag@capmagellan.org