
A guitarra portuguesa em Paris: entrevista com Marta Pereira da Costa
7 décembre 2025
Nossa Angola et Banda Duia : un voyage musical au cœur de l’Angola
10 décembre 2025De acordo com as informações compartilhadas pelos Serviços de Alfândega da China, no âmbito do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), as exportações da segunda potência económica mundial para os países de língua portuguesa caíram 1,4% nos primeiros oito meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. As mercadorias chinesas vendidas para os países lusófonos atingiram um valor de 57,6 mil milhões de dólares (49,8 mil milhões de euros). A queda é explicada, em grande parte, pela descida de 5,3% das exportações para o Brasil, que continua, no entanto, a ser o maior comprador do bloco lusófono. Pelo contrário, as importações de Portugal da China aumentaram 8%, e as de Angola cresceram muito mais significativamente no mesmo período (+64,4%).
Segundo os dados do Fórum de Macau, as exportações dos países de língua portuguesa para a China registaram uma diminuição de 11,3%, para 86,6 mil milhões de dólares (74,9 mil milhões de euros), em comparação com o mesmo período do ano passado.
De modo geral, a China continua a registar, com o bloco lusófono, um défice comercial que atingiu 29 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros) nos primeiros oito meses de 2025.
Céline Crespy




